Semed orienta os profissionais e a comunidade escolar nas ações para prevenir, minimizar ou eliminar os riscos de contaminação da COVID

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que as aulas presenciais no ensino híbrido retornarão no dia 4 de agosto na rede municipal. Os profissionais retornarão presencialmente no dia 30 de julho.

As unidades escolares estão autorizadas a iniciar as aulas, mesmo na onda vermelha do Minas Consciente, desde que, seguindo os protocolos sanitários e com aprovação da Vigilância Sanitária.

Antes da retomada das atividades presenciais, a Semed orienta os profissionais e a comunidade escolar nas ações para prevenir, minimizar ou eliminar os riscos de contaminação de Covid-19 no ambiente escolar.

As diretrizes foram publicadas na cartilha “Retorno às aulas presenciais” para o regresso presencial das atividades escolares na rede municipal, com orientações e mecanismos requeridos pelas unidades escolares.

Conforme a nova rotina escolar se adapta, mudanças serão necessárias na maneira como se aprende e ensina. A retomada das aulas presenciais será realizada com turmas reduzidas, carteiras afastadas e ambientes higienizados, de acordo com os protocolos sanitários ‒ em cada unidade escolar, há comissão interna para acompanhar o cumprimento das normas.

A publicação apresenta explicação sobre a Covid-19, os sintomas clínicos mais comuns e os modos de transmissão do coronavírus, providências preventivas, cuidados que as famílias devem ter em casa com os filhos e o material de uso pessoal e prevenção no interior dos veículos de transporte escolar, na escola e com a alimentação no horário de merenda