Aulas presenciais em Samonte seguem suspensas até dezembro

Município mantém a decisão, após receber a confirmação da migração para a Onda Verde, do Programa Minas Consciente

A prefeitura de Santo Antônio do Monte, informou, nesta quarta-feira (28), que no município, mesmo migrando para a Onda Verde do Programa Minas Consciente, do Governo do Estado, permanecem suspensas as aulas presenciais, até o mês de dezembro.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Gabriela Bernardes, em conformidade com as orientações dos órgãos de saúde, apesar de a Onda Verde permitir o retorno das aulas presenciais, a suspensão será mantida, conforme o Decreto Nº 161/2020, publicado pela prefeitura no dia 6 de outubro.

“Não houve nenhuma mudança neste sentido. As aulas continuam suspensas até dezembro, e serão retomadas de forma segura para alunos, pais, e profissionais da educação, tanto da rede municipal, estadual e privada. A nossa obrigação é trabalhar em prol da preservação da vida”, reforçou.

Onda Verde

Segundo o Município, de acordo com o relatório divulgado pelo Executivo Estadual, no dia 22 de outubro, os indicadores da última semana permitiram que tanto Samonte, quanto a região oeste – ao qual a cidade pertence – realizassem a migração e com isso, algumas flexibilizações fossem permitidas.  

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Carla Santos, por meio das flexibilizações permitidas com a migração da região oeste para a Onda Verde, mais pessoas poderão sair para trabalhar e irão conviver mais próximas e com isso é fundamental que se mantenha o distanciamento, a higienização e que se utilize a máscara. 

“Essa migração dá a sensação que a pandemia acabou, mas não é isso. O vírus existe, e a contaminação também. É preciso que as pessoas redobrem a prevenção, pois o Governo do Estado pode impor novas restrições, caso o município retroceda para a onda amarela, ou a onda vermelha. Nós vamos voltar com segurança para o nosso novo normal se a população colaborar”, ressalta.

Para que o município passasse para a onda verde do programa, era necessário que a cidade estivesse a 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período. O relatório do Comitê Extraordinário COVID-19, do Governo do Estado, é divulgado todas as quintas-feiras.

COVID-19 em Samonte

Segundo o último Boletim Epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (27), Samonte havia registrado 436 casos confirmados pelo novo coronavírus. Deste número, 387 estão curados, 38 em isolamento domiciliar e 11 óbitos.

No município, 131 casos estão em monitoramento, sendo 128 em isolamento domiciliar e 03 internados. 1.085 exames tiveram o resultado negativo.

Atualização (15h16): No Boletim desta quarta-feira, Samonte contabilizou 443 casos confirmados (com 396 curados, 35 em isolamento domiciliar, 01 internado e 11 mortes).

1.100 exames tiveram o resultado como negativo e 1.543 realizados, com 02 aguardando resultado. 

123 ocorrências estão em monitoramento, sendo 120 em isolamento domiciliar e 03 internados.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.