Apesar de estar na onda amarela, Comitê recomendou que os estabelecimentos fossem fechados para consumo no local

Cláudio recuou e determinou o fechamento de bares e similares na cidade. O decreto foi publicado, nesta quinta-feira (13). A principal justificativa é o “aumento significativo no número de novos casos confirmados de Covid-19” nos últimos quatro dias. Com a medida, também fica proibida a comercialização de bebida alcoólica para consumo no local em qualquer estabelecimento da cidade a partir desta sexta-feira (14).

Esses locais só poderão  funcionar de portas fechadas respeitando o sistema de entrega dos seus produtos alimentícios. O proprietário do estabelecimento que descumprir a nova determinação será multado. 

A recomendação partiu da Comissão de Enfrentamento à Covid-19, composta em sua integralidade por membros da equipe da pasta da Secretaria Municipal de Saúde, tendo em seu corpo técnico: médico, enfermeiros, coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica e servidores da referida secretaria, responsáveis pelo monitoramento diário dos indicadores de aumento e/ou disseminação dos casos.

“A avaliação pela Fiscalização Covid-19, faz crer que o consumo de bebidas alcoólicas, ainda que não diretamente ligado às causas da referida doença, propicia a formação de ambientes com aglomeração de pessoas, motivo pelo qual, a suspensão da venda de bebidas alcoólicas e/ou fechamento de bares e similares, é medida recomendável”, consta no decreto.

Minas Consciente

A cidade aderiu ao plano “Minas Consciente” do governo do estado. Apesar de estar classificada na “onda amarela” que permite o funcionamento de bares com consumo no local e comercialização de bebidas alcoólicas, a cidade resolveu recuar e tornar o protocolo mais rígido.

De acordo com os boletins, o município tinha, no domingo (09) 122 casos confirmados, já nesta quarta-feira (12) eram 142, aumento de 16,3% em quatro dias.