Copasa atribui a “desperdício” em partes mais baixas da cidade a responsabilidade por prejudicar a recuperação

Divinópolis passa por uma excessiva onda de calor nos últimos dias, tanto que nesta quarta-feira (07), os termômetros chegaram aos 37ºC, no município. Com isso, este clima seco e de estiagem, provocou um aumento significativo no consumo de água da cidade. As informações foram divulgadas, ao PORTAL, pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), 

De acordo com a companhia de abastecimento, este aumento ocasionou situações de intermitência no fornecimento de água, tendo o Sudeste e Norte da cidade, como as regiões mais atingidas. Nesta terça (06), a Copasa informou que, como uma medida contingencial, vem realizando manobras operacionais nos sistemas e disponibilizando caminhões-pipa para abastecer os reservatórios e atender os clientes, principalmente nas regiões dos bairros Dona Quita, Dona Rosa, Jardinópolis, Nova Holanda, Padre Eustáquio, Santa Lúcia e Terra Azul.

Sobre isso, a empresa informou que os técnicos estão trabalhando para identificar possíveis anomalias que possam estar atrasando a recuperação do abastecimento nesta área, para corrigi-las o mais rápido possível. Em nota, a Copasa afirmou que o percentual exato do aumento do consumo de água será determinado após o fim do ciclo de faturamento do último mês, que ainda está em andamento.

“A Copasa ressalta que caminhões-pipa estão sendo utilizados, 24 horas por dia, nas regiões mais afetadas. Além disso, novos poços profundos serão perfurados para reforçar o abastecimento e minimizar os impactos das intermitências que ocorreram nessas áreas”, informou.

Recomendações

Ao PORTAL, a Copasa também destacou que o desperdício em partes mais baixas da cidade tem prejudicado a recuperação do sistema em regiões mais altas e que neste momento, a colaboração de todos os munícipes é fundamental. 

“Por isso, é muito importante o engajamento da população no uso consciente e responsável da água como, com atitudes simples, como por exemplo: não lavar o passeio com mangueira, em vez disso, usar a vassoura; molhar plantas com regador e não com a mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos; reutilizar a água da máquina de lavar. São ações fáceis, no dia a dia que, contribuem muito para o bem-estar de toda a população”, finalizou.

Clima

Para esta quinta (08), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do clima para Divinópolis é de céu claro, com poucas nuvens e ventos fracos, durante todo o dia. A temperatura mínima prevista é de 26ºC. Já a máxima, é de 40ºC. 

Já na sexta-feira (09), poderão haver chances de chuvas isoladas e ventos moderados, com mínima de 25ºC e máxima de 40ºC.