Comitê de Enfrentamento à Covid-19 emitiu alerta sinalizando risco da cidade retroagir para a “Onda Vermelha”

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 sinalizou risco de Divinópolis retroagir na flexibilização das atividades econômicas devido o aumento rápido dos índices. Nesta quinta-feira (27), em reunião com o Governo do Estado, sobre o “Minas Consciente”, a avaliação epidemiológica de Divinópolis teve um agravamento. Segundo índice utilizado no programa, o município que marcava 11 pontos, subiu para 15. Chegando a marca de 19 pontos a cidade entra na “Onda Vermelha”, que significa retroceder nas flexibilizações e permitir somente a abertura dos serviços essenciais.

Para indicar as pontuações são analisados, pela Secretaria de Estado de Saúde, os dados por macrorregião e microrregião de saúde.

Os indicadores são, taxa de Incidência Covid-19; taxa de Ocupação de leitos UTI Adulto; taxa de Ocupação por Covid-19; leitos por 100 mil habitantes; positividade atual RT-PCR; porcentagem de aumento da incidência; porcentagem de aumento da positividade dos exames PCR. Os dados são agregação conforme peso e nota de cada indicador. A análise determina o avanço ou retrocesso dos municípios nas ondas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a incidência de novos casos se agravou nas últimas três semanas. Divinópolis estava até nesta quinta-feira (27) com 82 pacientes internados com Covid-19. O último boletim epidemiológico apontou um aumento de 71 novos casos em 24h. O número de óbitos também cresceu consideravelmente em agosto. Em todo mês de julho, Divinópolis teve 10 óbitos no total. Este mês, até a presente data, o município contabiliza 15 novos óbitos.

Em nota, a prefeitura disse que “ao aderir ao programa Minas Consciente, adotou novas medidas de combate e enfrentamento a doença. A população por sua vez, afrouxou estas medidas de segurança, colocando em risco, a saúde dos cidadãos e a situação de Divinópolis”.

Ainda segundo o órgão, “o comitê discutirá medidas que possam ser tomadas para restringir o funcionamento de certos setores e consequentemente baixar a pontuação, a fim evitar a entrada da cidade na “Onda Vermelha” e assegurar a saúde da população”. Entretanto, não informou quais são os setores que podem estar refletindo neste aumento.

Boletim

O boletim divulgado nesta sexta-feira (28) aponta 1013 casos confirmados da doença em Divinópolis. Deste total, 895 estão recuperados e há 36 mortes confirmadas.