O Projeto Fazendo Arte e Escola de Arte apresenta neste sábado (26) e domingo (27) o espetáculo “O boi e o burro a caminho de Belém“. Será no teatro municipal Usina Gravatá a partir das 19h30. O texto é de Maria Clara Machado com adaptação da professora de Teatro Lene Pereira.
O Espetáculo final é o resultado de um processo de aprendizado que vem acontecendo ao longo de todo o ano com os alunos das oficinas do projeto Fazendo Arte e Escola de Arte.
“Vamos falar do nascimento de Jesus com uma linguagem contemporânea, mas com o cuidado de não exaltar nenhuma religião. E quem vai contar essa história é o boi e o burro, porque são eles as testemunhas desse nascimento, além de José e Maria. Tudo vai acontecer na visão deles. É uma história muito divertida, mas também muito emocionante. Tudo acontece como uma magia”, explicou Lenir de Castro, coordenadora do Projeto.
Ao longo da semana, será realizada uma maratona de ensaios. Para o espetáculo, as cenas foram construídas com alunos selecionados, melhor preparados, de escolas diferentes, mas que vão atuar numa mesma cena. É como uma colcha de retalhos, que unidos fazem uma grande apresentação.
O espetáculo final foi preparado com uma grandeza profissional, com figurinos muito bem elaborados. São cerca de mil peças. Além de um cenário da época e uma iluminação cênica muito bem elaborada. “O espetáculo nos remete a uma reflexão, para nos tornar pessoas melhores”, completou Lenir.
O Auto de Natal será o encerramento do projeto que este ano foi desenvolvido com grandes dificuldades, mas que com ajuda de todos os envolvidos, os arte-educadores, o patrocínio da Gerdau e apoiadores, foi possível superar com dignidade essas dificuldades.
O espetáculo é gratuito, começa as 19h30, quando as portas do teatro serão fechadas para um grande show de interpretação.