Autor divinopolitano celebra 10 anos de carreira com exposição comemorativa
Aberta ao público até 24 de maio, no Espaço GTO da Câmara dos Vereadores de Divinópolis. Foto: Arquivo pessoal

Aberta ao público até 24 de maio, no Espaço GTO da Câmara dos Vereadores de Divinópolis, a mostra apresenta itens raros, incluindo um exemplar autografado por Ziraldo

Gustthavo Majory, autor de Divinópolis, comemora uma década de carreira literária com a exposição “10 anos Escrevendo Histórias”, aberta ao público no Espaço GTO, na Câmara dos Vereadores de Divinópolis. A mostra estará disponível de 08 a 24 de maio, das 14h às 18h.

Primeiros passos na carreira

Majory encontrou na escrita uma forma de compreender seu lugar no mundo, começando a escrever na adolescência, inspirado pelas canções que ouvia. Seus primeiros estímulos artísticos surgiram nas atividades culturais das escolas municipais DTC – Dona Elza Gonçalves e Escola Municipal São Geraldo. Foi na rede estadual de ensino, a partir da quarta série, que descobriu sua paixão pela poesia e literatura, incentivado por professores que despertaram seu fascínio pelo folclore e pela leitura de clássicos.

Carreira literária

O autor lançou seu primeiro livro de poesias, “Meus Ritmos, a vida como nunca foi vista”, em 08 de maio de 2014, data que marca o início oficial de sua carreira literária. Desde então, Majory participou de eventos literários de renome, como a Feira Literária de Lisboa, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro e a Feira Literária de Poços de Caldas, sempre com seus exemplares esgotados. Ele também realizou visitas a mais de 100 escolas de diferentes redes de ensino.

Trabalho em destaque

Entre seus trabalhos mais notáveis está o gibi infantil “Turminha do Itapecerica”, que encantou crianças de várias cidades, incluindo Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Este trabalho lhe proporcionou o encontro com grandes nomes da literatura infantil, como Mauricio de Sousa e Ziraldo. Recentemente, a história em quadrinhos ganhou um site, contemplado pela Lei Municipal Paulo Gustavo, permitindo que antigos e novos leitores acessem as edições anteriores e comemorativas gratuitamente no site turminhadoitapecerica.com.br.

Exposição itens raros e inéditos

A exposição apresenta itens raros e inéditos, incluindo um exemplar autografado por Ziraldo, criador de “Menino Maluquinho”, que faleceu em abril de 2024. Os visitantes também poderão conhecer mais sobre o processo criativo de Majory e sua trajetória inspiradora.