Grupo estava abrigado próximo a Tel Aviv e deixou o país após negociações diplomáticas
A vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida e a comitiva de autoridades brasileiras deixaram Israel na manhã desta segunda-feira (16/6), após dias de tensão provocados por ataques entre Israel e Irã que elevaram drasticamente o risco à segurança na região. A saída ocorreu por volta das 8h (horário de Brasília), após uma operação diplomática articulada entre o Itamaraty, autoridades locais e a Embaixada do Brasil em Tel Aviv, visando garantir a retirada segura de uma comitiva de autoridades sul-americanas que se encontrava no país.
A escalada do conflito começou na madrugada da última sexta-feira (13). Na ocasião o Irã teria retaliado ataques israelenses com bombardeios. Assim, desencadeando alertas de emergência em várias partes de Israel. Por volta das 3h no horário local (22h no Brasil), sirenes soaram em áreas próximas a Tel Aviv. Isso, inclusive na universidade onde o grupo de brasileiros estava hospedado.
A comitiva, composta por cerca de 25 representantes políticos, havia sido convidada pelo governo israelense para conhecer tecnologias de defesa e segurança. Entre os presentes estavam prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, além de representantes de países como Uruguai, Colômbia, Argentina, Panamá e Paraguai. Ao todo, 12 das 18 autoridades brasileiras deixaram o país.
- Acidente entre ônibus e moto deixa homem ferido em Divinópolis
- Governo lança app para checar celular roubado
- Interdição parcial na MG-424 altera tráfego de Sete Lagoas a BH
- Professora agride aluno de 5 anos em escola de Lagoa da Prata
- Deputada denuncia prefeito de Divinópolis por publicidade de suplemento em prédio público
Comitiva de autoridades brasileiras deixou Israel em ônibus
Com o espaço aéreo israelense fechado desde o início dos bombardeios, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil iniciou tratativas com o governo da Jordânia para viabilizar uma rota terrestre de evacuação. Após a abertura da fronteira, a comitiva deixou Israel em ônibus, sob escolta de agentes da Polícia Federal e com o apoio de representantes diplomáticos. Já em território jordaniano, foram finalizados os trâmites de documentação necessários para a continuidade da viagem.
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a previsão é que o grupo embarque ainda nesta segunda-feira em um jato particular disponibilizado pelo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, também integrante da missão. A comitiva reúne ainda lideranças de cidades como João Pessoa, Macaé, Nova Friburgo e a vice-prefeita de Goiânia.
Nota da Prefeitura de Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis informou que acompanha de perto todos os desdobramentos da repatriação, assim como manterá a população atualizada. Além disso, manifestou solidariedade à vice-prefeita e aos demais participantes da comitiva internacional.
Em declaração pública, Janete Aparecida demonstrou gratidão pelo desfecho da operação e pelos esforços envolvidos. “Sou profundamente grata a todos que contribuíram para a nossa segurança e para que o retorno fosse possível. Passamos por momentos desafiadores, mas agora seguimos com fé, responsabilidade e esperança de reencontrar em breve nossos familiares e a nossa querida Divinópolis”, afirmou.