Pesquisas indicam uma redução no número de crianças não vacinadas, posicionando o país de forma mais positiva internacionalmente.
Especialistas em vacinação e cuidados infantis estão comemorando os recentes avanços na cobertura vacinal no Brasil. A colaboração entre governo, sociedades médicas e pais foi fundamental para alcançar esse marco, que não apenas salva vidas, mas também previne doenças graves.
Redução
Segundo pesquisa divulgada pelo Unicef e OMS nesta segunda-feira (15), houve uma redução no número de crianças não vacinadas no país, o que retirou o Brasil da lista dos 20 países com maiores índices de não imunização.
Esforço
“A melhoria na vacinação no Brasil em 2023 reflete um esforço conjunto impulsionado pelo Movimento Nacional pela Vacinação, iniciativa lançada pelo governo no primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Confiança nas vacinas
Ao comentar o estudo global, Nísia Trindade afirmou que 2023 marcou uma mudança na cobertura vacinal do país: “Conseguimos reverter esse cenário com a volta da confiança da população brasileira nas vacinas do SUS”.
A ministra também destacou o aumento da cobertura vacinal em 13 das 16 principais vacinas do calendário infantil, atribuindo o sucesso às famílias que atualizaram as cadernetas de vacinação.
Aumento da cobertura vacinal
Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), enfatizou que a elevação da cobertura vacinal não só protege as crianças vacinadas, mas também proporciona uma proteção indireta para aquelas que não podem ser vacinadas por motivos de saúde.
“O aumento da cobertura vacinal impacta diretamente na prevenção de doenças infecciosas e na salvação de vidas”, afirmou Flávia Bravo à Agência Brasil.
- Chuva e alerta laranja marcam o final de semana em Divinópolis
- Suspeito de agredir morador de rua tem histórico de violência doméstica e furto
- Com investimento de 12,5 milhões é inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil
- Tortura e racismo: Agressor de morador de rua será investigado em Itaúna
- Motorista morre após carreta tombar na BR-494, em Cláudio
A confiança nas vacinas foi um ponto importante destacado por Flávia Bravo, que alertou para os danos causados por informações falsas: “É essencial que pais e responsáveis busquem informações confiáveis sobre a importância das vacinas, consultando profissionais de saúde e fontes confiáveis”.
Importância
Melissa Palmieri, do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, reforçou a importância da atuação conjunta para garantir a segurança das crianças: “Além das obrigações legais, os pais devem estar comprometidos em oferecer todas as ferramentas para a saúde de seus filhos”.
*Com informações da Agência Brasil