PM apreende 37 pássaros em situação de maus-tratos em Divinópolis; motorista responderá por crime ambiental
Durante uma operação na madrugada desta terça-feira (24/6), a Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu 37 pássaros silvestres transportadas de forma irregular na Rodovia MG-050, altura do km 120, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. As aves estavam confinadas em caixas de leite, no porta-malas de um veículo Hyundai HB20, sem ventilação ou cuidados mínimos.
A abordagem ocorreu por volta de 00h45, durante a Operação Sentinela das Estradas. No total, os policiais encontraram 33 Trinca-ferros, 2 Azulões e 2 Tico-ticos, todos sem anilhas de identificação obrigatória. Além disso, as condições precárias em que as aves estavam configuram maus-tratos, conforme prevê o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
O condutor do veículo, um homem de 41 anos, admitiu ter comprado os pássaros em Guaxupé, no Sul de Minas, por R$ 100 cada. Conforme a Polícia de Meio Ambiente, ele foi conduzido para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderá judicialmente por crime ambiental. Após a assinatura do compromisso de comparecimento em juízo, a polícia liberou o homem.
- Capotamento na BR-262 deixa mulher gravemente ferida em Pará de Minas
- Anime YO! Divinópolis tem data marcada com dubladora de Korra e Wanda
- Veja lista de carros sustentáveis com IPI Zero solicitados por montadoras
- Fuga arriscada termina em prisão por associação ao tráfico em Divinópolis
- Segunda escola de Divinópolis aprova adesão ao modelo cívico-militar
Aves apreendidas estavam em caixas de leite
Além disso, a polícia levou as aves apreendidas para um centro de triagem, onde receberão avaliação, se possível, passarão por reabilitação para soltura. A Polícia Militar Ambiental reforça que cidadãos podem realizar denúncias anônimas por meio do 190 ou 181 (Disque-Denúncia Unificado).