Ações visam prevenir danos comuns no período de chuva; Vila Olaria foi o primeiro a receber

Ayllana Ferreira

Mutirão de Limpeza, organizado pela Prefeitura de Divinópolis, em parceria com o Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), será realizado até o dia 19 de setembro. As ações têm como objetivo preparar bairros considerados em situação de risco para o período de chuvas.

A Semsur justifica a importância da iniciativa no bem-estar da população. Na época de estiagem, o mato cresce com maior velocidade, aumentando o número de insetos. Há o aumento de risco de desabamento, com estruturas irregulares, e de água parada, ameaçando a segurança da população local com a incidência de dengue e das outras doenças que o Aedes transmite.

O diretor de Operações e Serviços Urbanos, Rodrigo Assis explica que é comum acontecer acúmulo de disposição de resíduos, lixo urbano e outros tipos de resultantes da atividade humana, que entope a drenagem pluvial.

Além de realizar o combate ao mosquito do Aedes Aegypti, segundo o diretor, o mutirão também permite a população o descarte correto desses resíduos.

“A gente realiza tanto a limpeza nas vias públicas, quanto dando também a oportunidade das pessoas limparem suas casas fazendo a disposição correta”, explicou.

As ações

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), até o momento, foram realizadas cinco ações: limpeza de mato, de bueiros, retirada de entulho de vias, de quintais e previsão contra a dengue. Todas as ações foram voltadas para a Vila Olaria, no bairro Niterói. As casas dos moradores também estão sendo fiscalizadas, não houve acidentes e nem irregularidades constatadas.

Mutirão de Limpeza

A primeira ação foi na Vila Olaria, no bairro Niterói (Foto: Divulgação)

Todos os anos, a Prefeitura realiza ações de prevenção com os bairros que tiveram maiores incidências nos anos anteriores de Aedes Aegypti. É uma ação constante, que se intensifica ainda mais com a aproximação do período de chuvas.

O mutirão de limpeza tem como objetivo combater o mosquito e todas as doenças que o mesmo é transmissor. Segundo a Vigilância Ambiental, até o dia 13 de setembro desse ano, foram constatados 4.092 casos confirmados de dengue.

Conforme a Vigilância, com a execução das ações, houve diminuição de focos do primeiro LIRAa (levantamento e índice rápido de Aedes Aegypti) para o segundo, e do segundo para o terceiro. Os levantamentos são normativos do Ministério da Saúde, sendo realizados quatro vezes por ano.

Paralelamente, há também o controle de lixo urbano e preservação de vias públicas, como explica Rodrigo.

“Geralmente são esquinas de lotes vagos, ou até mesmo casas abandonas ou para alugar. Lugares onde o pessoal acumula material de construção, resto de poda de árvore, entre outros”, contou, “são ações concentradas em bairros que a gente busca tirar acúmulo de disposição de resíduos que acontecem por descarte irregular”.