O Banco Municipal de Alimentos de Formiga Maria Athanázia de Freitas teve, no ano de 2013, um recorde de doação de alimentos no período de julho a dezembro, sendo doadas 100 toneladas de alimentos de qualidade às 42 entidades beneficentes cadastradas. Com isso, foram movimentados no município, no mesmo período, R$166.500,00, gerando renda aos pequenos produtores rurais da região, cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Dessa forma, proporcionam-se desenvolvimento e valorização do pequeno produtor: ele planta, colhe e tem garantida a comercialização de seus produtos, possibilitando às famílias da área rural melhores condições de vida”, comentou a secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Marilúcia Pimentel.
Os alimentos são entregues pelos produtores ao Banco de Alimentos, reativado em 2013, e são avaliados e supervisionados pela nutricionista Karen Oliveira, de modo a garantir produtos de qualidade à população em vulnerabilidade alimentar e nutricional. Esse material é repassado aos formiguenses por entidades cadastradas, que são orientadas quanto ao processamento, ao armazenamento e à distribuição dos alimentos, no intuito de garantir o direito constitucional à alimentação adequada.
Referência
Em 2013, o Banco de Alimentos contou com as visitas técnicas de gestores de outros municípios da região que buscam a implantação do programa. As visitas ao Banco de Alimentos de Formiga foram indicadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome como referência de suas ações e prestação de serviços.