Projeto tem o objetivo de combater a fome e o desperdício de produtos no município

Criado em 17 de setembro deste ano, o Banco de Alimentos da Prefeitura de Divinópolis realiza um trabalho, em parceria com supermercados, com o objetivo de combater o desperdício e a fome na cidade. O projeto doa alimentos com poucos defeitos e que são readequados para entidades do município. Em três meses foram doados cerca de 7,5 toneladas.

Segundo o coordenador, Gustavo Mendes, o Banco de Alimentos é parceiro de assistentes sociais do município. Elas realizam visitas aos estabelecimentos parceiros, como supermercados e varejões. A eles são apresentados a iniciativa que é oriunda do Ministério do Desenvolvimento Social e possui a contrapartida da prefeitura. Os alimentos recebidos passam por um processo de reaproveitamento, antes de serem doados.

“Os alimentos que a gente solicita são produtos que não possuem mais valor comercial, estando com algum defeito pequeno, às vezes caem da bancada e não tem como vendê-los. Isso é feito, trazido para o BA, fazemos o processamento, a segurança desse produto e destinamos ele para as entidades beneficiadas”, explica Gustavo ao PORTAL CENTRO-OESTE.

Desde o início, os registros de recebimento de produtos são significativos. Em outubro, foram recebidas cerca de 4 toneladas de alimentos dos estabelecimentos doadores. Já em novembro, devido às chuvas, o número caiu para aproximadamente 3,5 toneladas e o que sobra, também é reaproveitado, como por exemplo, para o uso de abudo orgânico.

Doações

22 entidades são beneficiadas (Foto: Marcelo Lopes)

De acordo com Gustavo, um edital foi disponibilizado, em meados deste ano, no site da Prefeitura, para solicitar as inscrições das entidades. Ao assinar os requisitos, as mesmas podem se cadastrar e receber as doações. A expectativa é que o número de recebedoras ainda aumente, para que mais alimentos sejam doados,

“Hoje temos cerca de 22 cadastradas, não é um número da cidade que temos de entidades, mas é um índice razoável e queremos doar mais. Estamos na expectativa de receber, no final do mês um caminhão, que foi prometido pelo Governo do Estado e que deve chegar por aqui”, relatou Gustavo.

Representatividade

Ao PORTAL, o secretário municipal de agronegócios, Hilton de Aguiar, falou sobre a importância da execução deste projeto no município.