Bandas Filarmônicas são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial de Divinópolis

DivinópolisPolítica
Por -21/08/2026, às 13H36agosto 21st, 2026
bandas filarmonicas
Imagem Gerada por IA

Votação contou com a presença de músico do Skank

A Câmara Municipal de Divinópolis aprovou, nesta quinta-feira (20/08), o Projeto de Lei nº 125/2026, de autoria do vereador Matheus Dias que reconhece formalmente as Bandas Filarmônicas como Patrimônio Cultural Imaterial do município.

O trombonista divinopolitano, integrante da banda Skank há mais de duas décadas, Pedro Aristides acompanham a votação no plenário da câmara. Para ele, as bandas filarmônicas representam a identidade de Minas.

“Em geral, as cidades mineiras sempre começam por uma igreja, uma praça e uma banda. Essa é a tradição. Então isso faz parte da identidade mineira.”, afirmou, destacando o impacto na educação e na formação das novas gerações.

“A banda na formação, especialmente da criança, do adolescente, ajuda a construir o caráter, ajuda a transformar a pessoa em um, em um grande cidadão. Na banda de música a gente aprende a dividir o espaço, a dividir a importância, a perceber que, no momento que você está fazendo a música na banda, cada um tem a sua contribuição e faz parte de um todo, e assim também é na sociedade, e isso pode ser refletido, mesmo que a pessoa não siga como músico profissional, na formação dele como adulto, como cidadão.”, analisa Pedro Aristides.

Receba a notícia no seu celular. Participe do nosso grupo de WhatsApp

Preservação da memória e tradição das Bandas Filarmônicas de Divinópolis

O texto aprovado destaca a relevância histórica, social e artística das corporações musicais na formação da identidade da cidade.

Entre as entidades de destaque mencionadas na justificativa estão a Banda de Música do 23º Batalhão da PMMG e a Banda Alternativa Bandalha.

Com o reconhecimento, as bandas passarão a ser registradas no Livro de Bens Culturais de Natureza Imaterial do município.

“Qual que é o intuito agora? É catalogar, reconhecer e poder também financiar, auxiliar essas bandas filarmônicas no município de Divinópolis”, destacou o autor do projeto.

“Lembro na minha infância quando participava das novenas, das paróquias, das procissões, nós tínhamos a presença das bandas e todos os eventos públicos cívicos também. E hoje essas bandas vêm se desfazendo por falta de incentivo, de apoio.”, completou.

Conforme Matheus Dias, muitos profissionais que tocam nessas bandas vivem da música”. “Assim, também podemos buscar recurso para financiar esses músicos, maestros”.

Ainda de acordo com o vereador, com a aprovação, é possível pensar para Divinópolis um festival de bandas e apresentações.

Inclusão no calendário oficial e fomento à cultura

A nova legislação também orienta a inclusão das filarmônicas no calendário cultural oficial de Divinópolis para incentivar festivais e apresentações.

A medida busca garantir o fomento e a preservação da tradição secular, conectando diferentes gerações de moradores.

Para acompanhar os projetos e a pauta de votações do Legislativo, acesse o portal da Câmara Municipal de Divinópolis.