Prefeitura publica decreto permitindo apenas serviços considerados essenciais e alerta sobre aumento de risco de contaminação pela COVID-19
A prefeitura, por meio do Decreto N° 13.961, publicado na última terça-feira (06) proíbe o funcionamento de serviços não-essenciais no feriado, inclusive bares e restaurantes. O descumprimento das medidas de segurança acarretam em multa, interdição, cassação ou suspensão do alvará. O infrator também pode ser enquadrado no artigo 268 do Código Penal. As fiscalizações serão intensificadas.
Ainda foi ressaltado pela prefeitura em coletiva de imprensa desta quarta-feira (07) a conscientização dos cidadãos referente ao próximo feriado nacional, na segunda-feira (12/10). O alto índice de contágio após o feriado de Sete de Setembro foi um dos fatores que levaram a regressão do município a Onda Amarela do plano Minas Consciente.
O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa e a Diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares, esclareceram sobre os riscos de contaminação devido as aglomerações em casas e sítios, com grande número de pessoas, que levaram ao aumento de índices de casos confirmados e óbitos nos dias seguintes.
A Prefeitura frisa que o isolamento social ainda é a medida mais eficiente de barrar a contaminação, visto que uma pessoa contaminada pode infectar, direta e indiretamente, dezenas de pessoas. Outras medidas de segurança são: distanciamento de no mínimo dois metros entre pessoas, o uso obrigatório de máscaras e a higienização constante.
A população deve denunciar irregularidades no AppDivinópolis. O usuário deve abrir um chamado e escolher a opção “coronavírus”. A denúncia é anônima e o aplicativo está disponível nas lojas de aplicativo para celular.