A Prefeitura de Carmo do Cajuru alerta os banhistas que frequentam a Barragem sobre o ataque de Pirambebas. O município registrou alguns casos nos últimos dias. Durante o verão e com as altas temperaturas, o movimento de pessoas, incluindo idosos e crianças, aumenta consideravelmente, o que contribui para o perigo e as ocorrências dos ataques.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que está em contato com a Cemig na busca de uma solução. Até lá, placas serão colocadas às margens da Barragem, informando o perigo aos banhistas.
Os ataques, até o momento, estão concentrados na área da Chácara Retiro do Lago, na Avenida A, entre as ruas 3 e 4. Com o nível baixo da água, há um aumento populacional desse tipo de peixe, devido ao seu período reprodutivo que coincide com o período que vai de outubro a março, que é denominado como período de represa
A pirambeba é um pequeno peixe carnívoro da família das piranhas, que pesa entre 150 e 250 gramas. Por ser um animal pequeno, a mordida causa apenas cortes e pequenos ferimentos. Ela ataca, preferencialmente, as extremidades das mãos e pés.