Macrorregião Oeste utilizou Suporte Aéreo Avançado de Vida para transferir a criança com problemas de coração para receber tratamento adequado

Por meio de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), a Central de Regulação da Macrorregião Oeste realizou a transferência de uma criança, de 3 meses, com cardiopatia congênita, que estava no Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) para o Hospital de Passos. O menino foi conduzido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o aeroporto da cidade, Brigadeiro Antônio Cabral.

Logo após, o SAAV transferiu a criança para a Santa Casa de Passos sob monitoramento constante, em ventilação mecânica e sem intercorrências. O Arcanjo 7, nome dado ao Suporte Aéreo Avançado de Vida utilizado, é um avião Cessna, modelo Grand Caravan e faz parte da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) e o Corpo de Bombeiros.

A equipe é composta por bombeiros militares, médicos e enfermeiros do Samu que transportam pacientes em estado grave com qualidade, rapidez e segurança. Desta forma, o Arcanjo 7 possibilita o acesso aos serviços hospitalares de alta complexidade, de urgência e emergência credenciados ao SUS em diferentes regiões do estado.

“O transporte aéreo pelo Arcanjo 7 é feito sempre quando necessário. Sempre que percebemos que o paciente não tem condições para o transporte terrestre nós das Centrais de Regulação do Estado utilizamos este meio de transporte”, explicou o Coordenador da Central de Regulação da Macro Oeste, Claudio Fernandes Castro.