Biblioteca Ataliba Lago abre agosto com programação gratuita em Divinópolis

Gerais
Por -04/08/2026, às 10H11agosto 4th, 2026
Biblioteca Ataliba Lago divulga programação cultural gratuita de agosto em Divinópolis
A programação cultural de agosto da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago foi divulgada pela...

Agenda tem exposição de Valeska Magalhães, clube de leitura, cinema, violinos e atividades infantis ao longo do mês.

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulgou nesta terça-feira a programação cultural gratuita de agosto da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, em Divinópolis. A agenda reúne atividades para todas as idades e inclui exposições, oficinas, encontros literários, música, cinema, contação de histórias e ações de incentivo à leitura.

Exposição abre a agenda e puxa os primeiros encontros

As atividades começam com a exposição Horizontes em Movimento, da artista Valeska Magalhães, aberta à visitação entre os dias 3 e 28 de agosto. A mostra reúne obras em acrílica sobre tecido, nanquim sobre papel Canson e colagens.

No dia 6 de agosto, às 18h, a Sala de Multimeios Adélia Prado recebe o lançamento da jornada Memorial de Cidades – 1º Círculo de Histórias, conduzida por Wander Sena, com o tema Patrimônio Parque da Ilha. A proposta é provocar reflexões sobre a memória e a preservação do patrimônio cultural de Divinópolis.

Outro destaque é o Sábado na Biblioteca, marcado para 8 de agosto, das 8h às 12h. Além do atendimento normal aos usuários, o espaço terá o Projeto Livro Leve e Solto, Hora do Conto, oficinas de brinquedos, jogos de mesa, iniciação ao xadrez, bordado, apresentações do projeto Composto Solo, desenho e pintura para famílias e teatro infantil com tema folclórico.

A biblioteca fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h.

Leitura, cinema e violinos ocupam o fim do mês

No dia 18 de agosto, às 19h, o Clube de Leitura Não Morra Sem Ler! vai discutir Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, com mediação de Angelita Pereira. No mesmo dia, o projeto Leiturinha recebe bebês de 6 meses a 3 anos em encontros pela manhã e à tarde.

Já em 20 de agosto, às 19h, a biblioteca promove o encontro Literatura Brasileira & Cinema, com bate-papo sobre A Paixão Segundo G.H., adaptação da obra de Clarice Lispector. A atividade terá participação do cineasta Adriano Reis e do artista plástico Antonio Augusto Garcia.

Nos dias 24 e 25 de agosto, sempre às 19h, acontece a 9ª Mostra Musical de Violinos, com o tema Diversidade de Estilos Musicais. As apresentações serão conduzidas pelos alunos da escola Dinanarmônica, sob orientação das professoras Bárbara Catrine e Juliene Thalita.

A programação infantil segue com sessões de contação de histórias nos dias 17 e 21 de agosto; esta última será dedicada ao folclore brasileiro. Em 25 de agosto, os visitantes poderão fazer um passeio guiado para conhecer o acervo e os espaços da biblioteca. O mês termina em 31 de agosto com um desafio de montagem de quebra-cabeças para toda a família.

Entre os destaques da agenda está também a Mundoteca, projeto idealizado pela FMG Produções e viabilizado por meio da Lei Rouanet. A iniciativa oferece um ambiente acolhedor e interativo para ampliar o acesso à cultura e estimular o contato com os livros.

A Secretaria Municipal de Cultura informa ainda que a Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago não funcionará no dia 10 de agosto e retomará o atendimento normalmente no dia seguinte.