Biblioteca de Carmo do Cajuru lança álbum de figurinhas para incentivar a leitura

Minas Gerais
Por -26/05/2026, às 13H25maio 26th, 2026
Biblioteca Pública Municipal José Donizete Ribeiro de Souza.

Projeto “Copa da Leitura” transforma escritores locais e livros de sucesso em figurinhas colecionáveis; leitores ganham pacotes ao realizar empréstimos

O clima da Copa do Mundo tomou conta de Carmo do Cajuru de um jeito diferente. A Biblioteca Pública Municipal José Donizete Ribeiro de Souza lançou uma iniciativa que une a paixão pelo futebol ao hábito de ler. O projeto “Copa da Leitura: Os Craques da Biblioteca” adaptou a tradicional troca de figurinhas dos jogadores para o universo literário, prometendo movimentar os jovens leitores da cidade.

A proposta consiste em um álbum especial onde crianças e adolescentes poderão colecionar e trocar cromos de escritores cajuruenses, autores nacionais consagrados, além dos livros mais procurados e momentos marcantes da instituição. Ao todo, a coleção é composta por 73 figurinhas.

A distribuição dos álbuns começa nesta sexta-feira (29) e atende o público na faixa etária de 4 a 16 anos. Como a edição é limitada, a coordenação entregará os exemplares de forma gradativa, à medida que os leitores comparecerem ao local para buscar novos livros.

Figurinhas são conquistadas por meio dos livros

De acordo com a coordenadora da biblioteca, Fernanda Camargos, o funcionamento da campanha se assemelha aos álbuns de futebol tradicionais, mas com uma regra educativa: as figurinhas não são compradas, e sim conquistadas pelo esforço intelectual.

“A cada livro lido, o leitor ganha dois pacotinhos de figurinhas para completar o álbum. Os pacotes são aleatórios, alguns com duas e outros com três figurinhas, justamente para deixar a brincadeira mais divertida”, explica a coordenadora.

Para garantir que o foco principal da ação continue sendo a formação de leitores assíduos, a organização estabeleceu uma trava de segurança: cada participante poderá retirar seus pacotinhos apenas uma vez por semana. “A ideia é evitar que o leitor apenas troque o livro rapidamente sem realizar a leitura de verdade”, destaca Fernanda.

Categorias, itens raros e encontros de troca

O álbum divide os conteúdos em seções temáticas criativas. A ala “Craques da Literatura Cajuruense” homenageia os escritores do município, enquanto a “Seleção Brasileira de Literatura Infantil” reúne autores do acervo. Há também espaços reservados para os “Campeões da Literatura Infantil” e “Sucessos entre os Jovens”, que destacam as obras mais emprestadas.

Os colecionadores também encontrarão itens difíceis no mostruário, como as mascotes Leituca e Emília, e o quebra-cabeça “Estádio dos Leitores”, formado por quatro partes que exibem a fachada do prédio da biblioteca. Entre as mais disputadas estão duas figurinhas consideradas ultra raras: uma homenagem póstuma à poetisa cajuruense Maria do Socorro, falecida no ano passado, e o registro do primeiro “Café com Prosa com os Escritores Cajuruenses”.

Por fim, o participante que conseguir completar todo o álbum receberá uma recompensa exclusiva: a figurinha “Craque da Biblioteca”, personalizada com a sua própria foto. Além das leituras individuais, a biblioteca promoverá encontros oficiais para a troca de figurinhas repetidas na última quarta-feira de cada mês, sempre às 18h.