Bitrem com 35 mil litros de etanol sofre acidente em balsa no interior de MG

Minas Gerais
Por -28/06/2025, às 11H43junho 28th, 2025
Bitrem

Caminhão ficou parcialmente submerso em represa de Morada Nova de Minas; equipes ambientais e Marinha acompanham operação

Um caminhão bitrem da transportadora Super Rodas, carregado com 35 mil litros de etanol, sofreu um acidente na manhã deste sábado (28), ao desembarcar da balsa no Porto Novo, em Morada Nova de Minas, na região Central de Minas Gerais. Parte do veículo ficou presa na embarcação e outra submersa na represa. Apesar da gravidade do incidente, não houve vítimas e, até o momento, não há indícios de vazamento de combustível ou óleo no local.

A situação mobilizou rapidamente as autoridades competentes. O Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), representado pelo agente Nilton Oliveira, já foi acionado e tem comparecimento previsto para este domingo (30/6). Além disso, a transportadora responsável, Super Rodas, contratou uma empresa especializada para executar o transbordo da carga e a remoção do veículo.

No local, atuam equipes do Meio Ambiente (MAmb), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), bem como representantes da Super Rodas e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Entre os presentes estão o sargento Ribeiro (MAmb), o sargento Rabelo (CBMMG), o supervisor Fernando (Codevasf) e o senhor Evangelista, representando a transportadora.

Como medida de reforço, a Marinha do Brasil deslocará uma equipe técnica da capital Belo Horizonte para Morada Nova de Minas, a fim de acompanhar os desdobramentos da ocorrência e garantir a segurança da operação de remoção e transbordo.

Embora a carga de etanol represente risco ambiental considerável, os primeiros levantamentos indicam que o controle da situação foi eficaz, impedindo danos imediatos ao meio ambiente. A operação de contenção e retirada segue sob monitoramento das autoridades ambientais.