bom despacho
(Foto: Gustavo Xavier/Portal Gerais)

Bom Despacho, no Centro-Oeste de Minas, aposta em hubs de tecnologia para gerar oportunidades de negócios na área de inovação.

O projeto, lançado em 2022, busca contribuir com o ecossistema de empreendedorismo da região, alinhando, assim, tecnologias emergentes à economia.

Dentro do BD Tech Hub há várias ações de inclusão trabalhando a conexão desde os mais jovens, até idosos. São oito projetos fixos e gratuitos voltados para a comunidade, assim como, para empreendedores.

Para fomentar a interação do ambiente de negócios, o projeto realizou este ano o Festival de Inovação e Tecnologia do Centro-Oeste Mineiro. Com a iniciativa, já nasceram, então, oito startups e 50 empresas são atendidas.

Bom Despacho aposta em educação

Investir na educação com foco em inovação e tecnologia, é apostar também no desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda. Este tem sido o objetivo do prefeito Dr. Bertolino Neto.

Para posicionar como polo tecnológico, a prefeitura também investirá em iluminação de LED, monitoramento por câmeras e expansão da rede de wifi para todos os 53 prédios públicos, além de praça.

A constante inovação em tecnologia impacta diretamente a educação e conecta escolas. Na cidade, os primeiros contatos com as nossas ferramentas e plataformas começam a partir do ensino interativo ainda nos anos iniciais.

Atração de empresas

A transformação tecnológica já colocou a cidade no radar de grandes empresas, por exemplo, cervejaria Laut.

A localização estratégica, com a BR-262 passando na porta, facilitando o escoamento da produção e a força do agronegócio, também são atrativos, somados à inovação. Na lista de novas empresas, está também a Bio X com produção de fertilizantes ecológicos.