O município realizará a 2ª Feira da Saúde na Praça da Estação, neste próximo sábado (06/04), das 8h às 11h, em celebração ao Dia Mundial da Saúde
Bom Despacho, na região Centro-Oeste de Minas, se prepara para receber a segunda edição da Feira da Saúde. O evento transformará a Praça da Estação em um momento de saúde e conscientização. O evento está agendado para o próximo sábado (6/4), véspera do Dia Mundial da Saúde. Assim, promete uma manhã repleta de atividades, das 8h às 11h, destinadas a toda a família.
A Feira da Saúde surge como uma oportunidade ímpar para a população ter acesso gratuito a diversos serviços essenciais no cuidado com a saúde. Dentre as atividades oferecidas, destacam-se a aferição de pressão arterial e glicemia capilar, que são fundamentais para o diagnóstico e monitoramento de doenças crônicas, como hipertensão, bem como diabetes.
Testes gratuitos
Em um momento em que doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) ainda representam um grande desafio para a saúde pública, a feira oferecerá testes rápidos de sífilis. Além disso, HIV e hepatite. Haverá também distribuição de preservativos, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
A auriculoterapia, técnica de estímulo de pontos específicos da orelha, e a bioimpedância, que avalia a composição corporal, são exemplos de serviços que integram práticas integrativas e convencionais de saúde, demonstrando o compromisso da feira com a promoção de um bem-estar integral.
- PCMG deflagra operação contra o tráfico de drogas em Bom Despacho
- Mais de 160 comissionados são exonerados pelo prefeito de Divinópolis
- Cobrança do IPVA em Minas Gerais será adiada para fevereiro a partir de 2025
- Prefeitura solicita empréstimo milionário para construção de ponte sobre o Rio Itapecerica
- Mega-Sena não tem acertador e prêmio vai a R$ 11 milhões
Orientações com profissionais especializados
Além dos serviços, a Feira da Saúde contará com atividades físicas, como dança e alongamento, essenciais para a manutenção da saúde física e mental. Profissionais da saúde estarão disponíveis para orientações no local, por exemplo, sobre diabetes, hipertensão, doenças raras. Além disso, epilepsia, saúde da mulher e do homem, nutrição, saúde bucal, prevenção de doenças como tuberculose e hanseníase.
As equipes também vão informar sobre a importância da doação de sangue e da prevenção ao câncer.
Atualização do cartão de vacinas
Um dos pontos altos do evento será a possibilidade de atualização do cartão de vacinação, reforçando a importância da imunização na prevenção de doenças.