Skip to main content

Bombeiros inciam “Junho Laranja” para conscientizar sobre acidentes com queimaduras

O 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) apóia a “Campanha Junho Laranja”, que consiste na conscientização de acidentes com queimaduras. Em especial no dia 06 de junho, que é marcado pelo Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras.

Há um grande número de ocorrências por acidentes domésticos por queimaduras. As principais são relacionadas ao uso de álcool líquido, churrasqueira e inflamáveis. Também são relatados acidentes com crianças, principalmente com escaldamento, que é o contato com líquidos quentes como água e óleo, além do contato com superfícies quentes como fogão e ferro de passar roupas e de queimaduras por eletricidade.

Prevenção

– Mantenha produtos inflamáveis e que geram calor (fósforos, isqueiros, ferro de roupa) longe das crianças;
– Evite acender churrasqueira com álcool e querosene;
– Evite a utilização de álcool líquido e dê preferência ao álcool em gel;
– Durante os festejos juninos, evite o uso de balões ou de brincadeiras de “pular a fogueira”;
– Evite choques elétricos, como ligar vários aparelhos na mesma tomada e deixar tomadas protegidas na presença de crianças, evitando queimaduras por choque;

O que fazer em caso de queimadura?

Coloque o local queimado sob água corrente de temperatura ambiente durante 20 minutos para parar o processo de queimadura da pele, aliviar a dor e limpar a ferida. Em seguida, envolva a área com um pano limpo e procure atendimento médico imediatamente.

Caso a queimadura seja em roupas, deite no chão e role de um lado para outro para extinguir as chamas.