O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta quarta-feira (13) 63 novas viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Outros 100 veículos, já adquiridos, serão entregues à corporação ao longo do ano para uso em diversos municípios mineiros. Estão sendo investidos R$ 14,5 milhões, dos quais R$ 2,9 milhões provenientes da Taxa de Incêndio. O restante é parte de convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Infraero e BH Airport.
Dentre os veículos entregues estão duas autobombas tanque – caminhões usados para combate a incêndios e que possuem capacidade para 5 mil litros de água. Também há viaturas para salvamento, resgate, além de veículos para atividades de prevenção e fiscalização no Estado. A aquisição dos veículos representa um reforço de 15% na frota da corporação que, com a chegada de todas as 163 viaturas, passará a contar com 1.213 automóveis com idade média de oito anos de uso.
“As novas viaturas destinam-se, principalmente a atividades operacionais, de combate a incêndios urbanos e florestais, salvamento, atendimento hospitalar, mas principalmente atividades de prevenção e vistoria. Sabemos que os recursos são escassos e que as demandas são enormes, mas sabemos também da competência do governador como gestor público”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira dizendo que as viaturas serão distribuídas para os municípios onde existem unidades do CBM, dentre eles Divinópolis.