Revista Bem Feminina
Quando lavamos o cabelo em algum salão de beleza, temos sempre a sensação de que o cabelo ficou mais limpo e cheiroso. Lavar as madeixas é uma atitude simples e cotidiana, mas alguns erros podem comprometer o resultado da limpeza.
De acordo com a cabeleireira do Instituto Cabelo e Cia, Albertina Assis, o importante é iniciar o processo com shampoo normal, utilizando-o por duas vezes e depois utilizar um produto de tratamento. Na hora de condicionar, passar o produto do meio para as pontas. “O condicionador nas pontas pode aumentar a oleosidade, aumento na queda dos fios e causar caspas”, conta. Usar produtos de cabelo que não são específicos para seu tipo de fio podem causar problemas, como ressecamento ou oleosidade excessiva. Sempre leia o rótulo antes de comprar e leve para casa a versão ideal para suas madeixas.
Esfregar o couro cabeludo com as unhas não faz com que ele fique mais limpo e ainda pode ser bastante prejudicial, causando ferimentos ou descamação. Prefira movimentos suaves e circulares com as pontas dos dedos. Albertina explica que em casos de cabelos mais oleosos é necessário colocar um pouco mais de força para esfregar.
As altas temperaturas da água estimulam a produção de óleo e o surgimento de descamação no couro cabeludo. Por isso, o ideal é regular o chuveiro no morno e sempre finalizar a lavagem com um jato de água fria para selar as cutículas. Aproveite as dicas e garanta cabelos mais limpos, cheirosos e hidratados.