Cadastro Escolar 2024 na rede pública vai até o dia 6/11
Cadastro Escolar 2024 na rede pública vai até o dia 6/11 (foto: Divulgação/ Agência Minas Gerais)

Interessados devem se inscrever pela internet para assegurar a vaga; Renovação da matricula é automática para que já estuda na rede estadual

O prazo para o Cadastro Escolar 2024, destinado a estudantes que desejam ingressar na rede pública de ensino ou que precisam mudar de escola no estado de Minas Gerais, está prestes a se encerrar. Os interessados têm até o dia 6 de novembro para garantir sua vaga.

Para efetuar a inscrição, os pais, responsáveis legais ou estudantes maiores de 18 anos devem acessar o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem). Ela é exclusivamente pela internet, no endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Para aqueles sem acesso à internet, é possível procurar qualquer escola da rede estadual em seu município de origem. Assim como uma escola municipal nas cidades que aderiram ao Sucem para realizar o cadastro. A realização do cadastro exige o preenchimento de informações como nome, data e local de nascimento. Além disso, os candidatos devem indicar o tipo de ensino, nível e etapa que desejam cursar.

O governador Romeu Zema enfatizou a importância de atender aos prazos estipulados. “O Governo de Minas deu início ao Cadastro Escolar 2024, para quem busca vagas nos ensinos fundamental e médio nas escolas da rede pública. Pais ou responsáveis devem acessar o Sucem. Vamos nos antecipar e fazer o melhor pra todo mundo ter a sua vaga garantida”, reforçou. 

Renovação da matricula

Este ano, o processo de renovação de matrícula é automático para os estudantes já matriculados e frequentes em uma escola da rede estadual de ensino. Isso significa que aqueles que já estudam em uma escola estadual ou municipal nas cidades que aderiram ao Sucem terão sua vaga garantida na mesma unidade no próximo ano.

Em todo o estado, 714 municípios aderiram ao Sucem. O sistema indica as escolas estaduais e municipais mais próximas com base no endereço do candidato e na etapa de ensino desejada. Para os municípios sem adesão ao Sucem, o sistema mostrará apenas as escolas estaduais. Os interessados em escolas municipais devem contatar a Secretaria Municipal de Educação para obter informações sobre o cadastramento.

Participantes

Quanto aos participantes, o Cadastro Escolar 2024 se destina a estudantes que buscam ingressar na rede pública de ensino, bem como àqueles que planejam mudar de escola no ano seguinte. Além disso, alunos matriculados em 2023 em escolas públicas que não oferecerão o próximo nível de ensino ou ano subsequente também devem se cadastrar. Aqueles que desejam retomar os estudos no ensino fundamental ou médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem se inscrever, observando as idades mínimas de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Inscrição

Os pais, responsáveis ou o próprio aluno, se maior de idade, podem efetuar o processo de inscrição, acessando o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. As informações requeridas compreendem nome completo, data de nascimento, endereço, número da carteira de identidade do aluno, CPF do aluno (se disponível) e os nomes dos pais ou responsável legal. Aqueles sem acesso à internet podem realizar a inscrição nas escolas estaduais e/ou municipais.

O encaminhamento para a matrícula dos inscritos no Sucem dependerá da disponibilidade de vagas, espaço físico de cada escola, tipo de atendimento e nível de ensino oferecido. Critérios de prioridade, como alunos com deficiência, zoneamento, presença de irmãos na mesma escola e alunos já matriculados na rede pública de ensino, serão aplicados. Os resultados da alocação serão publicados em 5 de dezembro no site do Sucem.