Ana Amélia Vieira

Nos dias atuais, a gentileza muitas vezes é esquecida, deixada para lá. Talvez pela falta de tempo ou pela vida estressada nas grandes metrópoles e até mesmo nas pacatas cidades, atos simples como dar bom-dia ou ao menos um sorriso sincero para as pessoas que encontramos são esquecidos.

Mas, o que é ser gentil? Ser gentil vai muito além de desejar bom-dia ou boa-tarde. Ser gentil é conversar e procurar saber o que uma pessoa está passando e, se for possível, ajudá-la. É desejar e espalhar o bem. É ser amigo de todos, independente da cor, religião, time de futebol, condição social ou opção sexual. É saber respeitar as pessoas, não fazendo críticas ou comentários maldosos. Muitas vezes as pessoas não conhecem nem o seu vizinho de porta, “coisas da dita sociedade moderna”, mas conversam com pessoas do outro lado do mundo, que jamais viram. Essa é a questão das redes sociais. Se uma pessoa quer saber como anda a vida de seu amigo, ela não vai até sua casa fazer uma visita, mas entra no seu perfil do Facebook ou o pergunta pelo WhatsApp. Isso pode ser considerado gentileza? Se a pessoa não está ao seu lado para ajudá-lo?

A gentileza é extremamente necessária para a vida em sociedade. Aprendemos a ser gentis, ainda no maternal, com as palavrinhas mágicas: “com licença, obrigado, por favor, desculpe, bom-dia, boa-tarde e boa-noite”. À medida que elas vão crescendo, parece que vão se esquecendo dessas palavras tão simples de se dizer, mas que fazem um bem enorme.

Por fim, a gentileza deveria ser um valor que todos cultivassem, por mim deveria virar até lei, mas acredito que esses gestos tem que ser sinceros, vindos do fundo do coração de cada um de nós. Acho que todas as pessoas deveriam refletir sobre suas ações e tentar melhorá-las cada vez mais. Afinal, ninguém merece uma pessoa mal humorada, que só sabe reclamar e por defeito em tudo. Devemos levar em conta que não vivemos sozinhos no mundo e que a convivência social é essencial, por isso temos que visar sempre o bem de todos, sendo pessoas boas e sempre sendo gentis.

Enfim, eu sou apenas uma adolescente tentando mudar uma parte da sociedade que está ao meu alcance. E você? O que é? O que faz? Melhora ou piora o que está ao seu alcance? Reflita sobre isso! E assim poderá construir um mundo melhor ao seu redor.

Aguardo sua opinião nos comentários ou se preferir me mande um e-mail. (aamelialeao@bol.com.br)