Projeto Amiga Zetta busca ensinar as crianças através da leitura o amor e o respeito aos animais
As crianças da Escola Municipal Dona Maria Rosa, do bairro Realengo em Divinópolis, receberam nesta quinta-feira (27) uma visita muito especial da cadelinha Tequila. A golden retriever acompanhada de sua tutora Leila levou livros para os alunos do terceiro ano da escola com o objetivo de ensinar o amor e respeito aos animais.
De acordo com Leila, Tequila começou como uma doadora de livros do projeto Amiga Zetta, de Recife. Ela comprava um livro e este era doado para uma criança, acompanhado de uma foto da cachorrinha. A autora do livro e criadora do projeto se chama Marcela Tenório, que é dona de uma cadela chamada Zetta.
“Ela escreveu o livro porque através da Zetta ela percebeu todo o amor e carinho que o cachorro precisa e que também consegue transmitir. A palestra feita sobre o projeto é em cima disso, amor e respeito para com os animais”, explica Leila.
Embaixadora Amiga Zetta
A tutora de Tequila conta que conheceu o projeto pelo Instagram e, vendo outros cachorros doando livros, e decidiu apoiar a causa. Após comprar um livro para ler, se apaixonou pela história e decidiu doar um para escola que havia trabalhado como professora. Depois dessa doação acompanhada de palestra, outras escolas também se interessaram pelo movimento e começaram a comprar o livro e pedir para que a Tequila fosse entregar aos alunos.
A autora dos livros de Recife, Marcela Tenório, observando que a cadelinha de Divinópolis junto à tutora estava conseguindo transmitir a mensagem que queria, resolveu expandir o projeto para todo o Brasil. Assim, a ideia começou a atingir outros estados.
A primeira ação fora de Recife ocorreu em Juiz de Fora, e a segunda ocorreu nesta quinta-feira em Divinópolis. Tequila passou a ser embaixadora Amiga Zetta, e com a doação de livros de outros cachorrinhos do Brasil todo, foi até a escola no Realengo entregar para as crianças.
Cada criança recebeu um livro com a foto do cachorrinho doador. A escolha da escola precisou atender ao pedido do projeto, de ter crianças mais carentes no local para receber o livro.
“O cachorrinho que é embaixador tem que ser preparado para conseguir para ficar com seu tutor frequentando uma escola. Ser treinado para isso, enquanto seu tutor faça a palestra”, explica a tutora de Tequila.
Palestra
A palestra consiste em uma conversa com as crianças sobre o amor e o respeito e todos os cuidados que um cachorrinho precisa. Buscam incentivar a adoção para que futuramente não tenham tantos cães na rua, e que não haja tanto abandono.
“Queremos ensinar a não abandonar mais os cães e ensinar todo o cuidado que não só o cachorro, mas todos os animais precisam”, finaliza Leila.