Cães resgatados em Divinópolis sobrevivem após suspeita de maus-tratos no bairro Nova Fortaleza

DivinópolisGerais
Por -02/10/2026, às 11H00outubro 2nd, 2026
Cães resgatados em Divinópolis sobrevivem após suspeita de maus-tratos no bairro Nova Fortaleza; Fotos: Prefeitura de Divinópolis

Animais receberam atendimento veterinário imediato no CATA após mobilização da Proteção Animal e da Polícia Militar; prefeitura desmente boatos de congelamento

Os cães resgatados em Divinópolis sobreviveram a uma situação de possível maus-tratos na quinta-feira, 1º de outubro. A equipe do serviço municipal de Proteção Animal socorreu dois animais no bairro Nova Fortaleza após acionamento conjunto com a Polícia Militar. Encaminhados às pressas ao Centro de Acolhimento Transitório de Animais (CATA), os cachorros receberam cuidados veterinários de urgência e apresentam quadro de saúde estável.

Resgate no bairro Nova Fortaleza e primeiros socorros no CATA

De acordo com o relatório da Proteção Animal, a equipe deslocou-se ao endereço indicado após o alerta emitido por um vereador da cidade.

Conforme constatou o coordenador do setor no local, a ocorrência envolvia três cães, sendo que um deles já estava sem vida.

Os agentes retiraram os dois sobreviventes do imóvel e os transportaram imediatamente para a unidade de atendimento. A equipe médica iniciou protocolos de emergência assim que os animais deram entrada no centro de acolhimento.

A médica veterinária responsável explicou que, a suspeita inicial de envenenamento motivou a indução ao vômito, mas sem eliminação de substâncias no estômago.

Os profissionais concentraram os esforços na estabilização física dos cães resgatados.

Controle da temperatura corporal e esclarecimento sobre boatos

De acordo com a avaliação clínica detalhada, os cachorros apresentavam hipertermia grave, com a temperatura corporal extremamente elevada.

A equipe de saúde animal detalhou que, os técnicos aplicaram procedimentos de resfriamento imediato para controlar e estabilizar os sinais vitais.

Os animais responderam de maneira positiva ao tratamento, voltando a se alimentar e a beber água normalmente no CATA.

Contudo, a administração municipal veio a público esclarecer especulações que circularam nas redes sociais sobre as circunstâncias do crime.

A Prefeitura de Divinópolis enfatizou que, o serviço de Proteção Animal não possui qualquer elemento ou informação que confirme relatos de que os cães teriam sido congelados.

Por fim, o município reforça que denúncias de maus-tratos devem ser encaminhadas oficialmente à Polícia Militar e aos órgãos ambientais para garantir o rápido socorro das vítimas.