Skip to main content

Camacho suspende aulas presenciais e fecha bares

By 13/09/2021setembro 20th, 2021Outras Notícias, Saúde

Município registrou o maior número de casos ativos desde o início da pandemia

As aulas presenciais foram suspensas e o funcionamento de bares com público proibido em Camacho. A decisão do prefeito Bruno Lamounier foi tomada após aumento de casos de COVID-19 no município de pouco mais de 3,1 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Camacho registrou o maior índice de casos ativos durante toda a pandemia da COVID-19. São 21 ativos.

“As pessoas têm deixado de seguir os protocolos sanitários, como uso de máscaras”, afirmou o secretário de Saúde, Júlio Lopes.

Outro problema apontado pelo secretário é a baixa quantidade de doses da vacina contra a COVID-19 recebidas até o momento, 3.583 desde o início da campanha.

Até o momento, 2.228 pessoas receberam a primeira e destas, 1.156 encerraram o ciclo vacinal. Outras 40 foram vacinadas com a dose única.

“Esses positivos, a maioria não recebeu nem a primeira dose, porque tem adolescentes, tem criança de oito anos e a outra parte recebeu só a primeira dose”, afirmou o secretário.

Dos casos ativos, apenas cinco foram imunizados com as duas doses da vacina.

Restrições previstas no novo decreto:

  • Academias, estúdios de pilates deverão respeitar a limitação de cinco alunos por vez com agendamento;
  • Salões de beleza poderão atender um cliente por vez;
  • Serviço de hotelaria poderá funcionar com 50% da capacidade;
  • Lava-jato com um cliente por vez mediante agendamento;
  • Padarias, lanchonetes e sorveterias poderão permitir a permanência de apenas quatro clientes;
  • Atividades esportivas em espaços públicas estão proibidas
  • Aulas presenciais estão suspensas na rede pública;
  • Bares, trailers, choperias e similares poderão funcionar apenas na modalidade de delivery;
  • Restaurantes e estabelecimentos de comida pronta poderão funcionar com 10 clientes por vez, de 07h às 22h30, vedada a venda de bebidas alcoólicas.

Casos

Desde o início da campanha, o município recebeu 3.583 doses. 2.228 pessoas receberam a primeira e destas, 1.156 encerraram o ciclo vacinal. Outras 40 receberam a dose única.

Nota em caminhada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) sobre a distribuição de doses:

“A SES-MG esclarece que, a cada envio de doses, o Ministério da Saúde envia um Informe Técnico com a quantidade de imunizantes disponibilizados para cada estado, incluindo os percentuais de atendimento dentro de cada grupo contemplado na pauta de distribuição. É importante ressaltar que o percentual de doses para as prefeituras é definido de acordo com cada grupo prioritário elencado para vacinação — e não segundo a população total do município, apenas.

Para manter os dados dos grupos prioritários atualizados, a fim de garantir uma distribuição igualitária de vacinas, paralelamente ao levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, a SES-MG envia aos municípios, sempre que necessário, formulários para que cada prefeitura adeque as estimativas dos respectivos grupos prioritários contemplados em cada etapa de vacinação. 

Dessa forma, a SES trabalha com os dados mais atualizados sobre as estimativas do público a ser vacinado.

É importante destacar que a forma de operacionalizar a campanha de vacinação, bem como de traçar estratégias que contemplem grupos prioritários, são responsabilidades dos municípios, seguindo os grupos prioritários preconizados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-1.

A SES-MG segue as diretrizes do Ministério da Saúde para repassar as doses de vacinas contra COVID-19 de forma proporcional e equânime a todos os 853 municípios do estado. 

A definição dos grupos elencados para a vacinação e os respectivos quantitativos de doses destinados para as prefeituras atendem às diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, do Ministério da Saúde (MS).”

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Sou fundadora do Portal Gerais. Jornalista por formação e paixão. Curiosa, observadora e questionadora. Mãe da Cecília, na desafiadora e gratificante tarefa de maternar, empreender, realizar-se.