Câmara de Divinópolis aprova projeto que libera visita de pets em hospitais

Minas Gerais
Por -31/10/2025, às 07H21outubro 31st, 2025
Foto: Divulgação/Inca

Proposta dos vereadores Flávio Marra e Dr. Delano garante que pacientes internados possam receber a visita de seus animais de estimação

Divinópolis aprova visitas de pets em hospitais

Os vereadores de Divinópolis aprovaram, nesta quinta-feira (30/10), o Projeto de Lei nº 89/2025, que autoriza a visita de animais de estimação a pacientes internados em hospitais da cidade. A proposta, apresentada por Flávio Marra (PRD) e Dr. Delano (sem partido), busca humanizar o ambiente hospitalar e garantir o bem-estar emocional de pacientes e tutores.

De acordo com o texto, as visitas só poderão ocorrer com autorização do médico responsável. Além disso, após a avaliação da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (CCIRAS) de cada unidade hospitalar. O animal deve estar vacinado, vermifugado, higienizado e com laudo veterinário atualizado, comprovando boas condições de saúde.

Lei reforça vínculo afetivo entre pacientes e animais

Na justificativa, os autores do projeto destacam que a presença dos pets melhora o estado emocional dos pacientes e acelera a recuperação. Eles lembram que os animais de estimação são considerados membros da família. Ainda conforme o texto, a separação durante longos períodos de internação pode gerar sofrimento.

“É público e notório que, cada dia mais, aumenta-se o número de famílias que têm em seus lares animais de estimação de pequeno porte, e que os mesmos são tratados como membros da família”, afirmam os vereadores.

Eles também reforçam que o projeto segue experiências de sucesso em outras cidades do país, onde a visita dos animais reduziu sintomas de ansiedade e solidão.

“É comprovado que os animais sentem falta de seus tutores e vice-versa. Importante atentarmos ao fato de que, por que não, assim como recebem-se visita de pessoas, os enfermos também possam, em seu momento de dor e angústia, ver os seus amigos PETs.”, destacam.

Medida avança na humanização dos hospitais de Divinópolis

Para os autores, a aprovação representa um avanço na forma como o sistema de saúde trata o paciente. “Com base no alento e na ciência, e tendo a certeza de que esta Casa zela pelo bem-estar humano e animal, propomos o presente PL. Assim, para a carinhosa e atenta apreciação de vossas excelências”, afirmam na justificativa.

Com a aprovação na Câmara, o texto segue agora para sanção do prefeito Eduardo Print Júnior (PSDB). Caso sancionado, Divinópolis se tornará uma das primeiras cidades do Centro-Oeste de Minas a regulamentar visitas de pets em hospitais.