Amanda Quintiliano
Já tramita na Câmara de Divinópolis uma proposta para ampliar o horário de atendimento. Funcionando atualmente de 12h às 18h, o presidente, Adair Otaviano (PMDB) que aplicar horário integral e ininterrupto. A ideia é que os setores de atendimento ao público funcionem de 08h às 18h, com intervalo de almoço intercalado. O projeto já está nas comissões.
Adair descartou aumento significativo nos gastos com a proposta. Os setores administrativos, por exemplo, irão manter o horário de 12h às 18h. Neste caso, não será necessário pagar horas extras já que os servidores tem jornada diária de seis horas.
O projeto ainda prevê a criação do cargo de assessor imediato. O presidente também afastou a possibilidade de refletir diretamente na folha de pagamento. Segundo Otaviano, haverá remanejamento dos cargos. Atualmente, cada gabinete pode ter até quatro assessores. O gasto total com eles serão redividido por cinco.
“A Mesa Diretora elaborou um projeto que não gera nenhum tostão de gasto para a cidade […] Estamos trazendo melhorias para o atendimento público. Eu, Adair Otaviano, quero que a população seja bem atendida. Desde 2009 a nossa Casa está com as portas fechadas para o povo e nós achamos um pecado. Ela tem que abrir as 08h e fechar às 18h”, argumenta o presidente.
A proposta foi mencionada pelo presidente da Comissão de Administração, Infraestrutura, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Econômico, Edson Sousa (PMDB) durante o pronunciamento desta terça-feira (07). Ele disse que dará o parecer contra, pois a criação do cargo irá gerar gastos extras.
“Em dois anos vai ter um aumento de despesas de R$ 68.292”, afirmou.
Otaviano tratou a declaração como “picuinha” e disse que, as vezes, escuta discurso politiqueiro em plenário, porém sem mencionar nomes. Ele ainda rebateu a afirmação.
“Talvez eu possa retirar o cafezinho dos vereadores, eles podem trabalhar sem o cafezinho se for necessário”, concluiu.
A previsão é de a matéria ser votada ainda em março. O presidente quer que a Câmara funcione em novo horário a partir de abril.