Câmara de Divinópolis passa por reestruturação interna

Vários setores serão realocados para facilitar a comunicação entre os servidores, visando agilidade nos serviços

O presidente da Câmara de Divinópolis, vereador Eduardo Print Jr (PSDB)., iniciou a implantação de uma série de mudanças estruturais internas no Poder Legislativo, na intenção de aumentar o ganho de produtividade e melhorar a prestação de serviço à comunidade. Alguns setores internos estão sendo reestruturados em novas salas, com a redistribuição do espaço, para permitir uma melhor interação entre os servidores e os próprios setores internos.

A primeira medida tomara pela presidência foi a de instalar o Controle Interno em uma sala própria. O Presidente Eduardo Print Jr. destacou que o Controle Interno é responsável por uma das principais funções de transparência da Câmara e, para isso, precisava ter um espaço próprio que garanta preservação da documentação e também a facilidade de acesso dos vereadores aos documentos. O Controle Interno estava funcionando anteriormente no mesmo espaço que comportava a Secretaria Legislativa, e a separação permitirá uma dinâmica mais eficiente do serviço.

Outra medida importante que foi adotada é a de instalar a Escola do Legislativo “Dr. Deusdedith Afonso Carrilho” no Anexo da Câmara Municipal, que funciona na sobreloja do Edifício Costa Rangel. A maior parte do espaço do Anexo será destinada para a instalação de salas de aula e mini-auditório, com telão e datashow, para permitir que centenas de estudantes possam ser recebidos para aulas de cidadania. A escola do Legislativo já funciona em um sala do prédio da Câmara, e, devido a grande ampliação dos serviços, necessitou da expansão do espaço.

O Diretor da Escola do Legislativo, o advogado e professor de Direito, Dr. Roberto Francklin, está elaborando uma extensa grade de cursos que serão realizados em 2021, e têm o objetivo de mobilizar as Câmaras Municipais do Centro-Oeste, contribuindo com uma melhor qualificação dos servidores e agentes políticos dos Poderes Legislativos da região. A Internet Popular passará a ser de responsabilidade da Escola do Legislativo, com objetivo de potencializar o uso, visto que, com a democratização e facilidade de acesso à rede mundial de computadores , por meio dos smartphones por toda a população, diminuiu drasticamente o uso deste tipo de prestação de serviço disponível no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). Por isso, um novo modelo de acesso à Internet Popular será desenvolvido pela Escola do Legislativo.

Já o setor de comunicação da Câmara Municipal de Divinópolis também será readequado em novo espaço dentro da sede do Legislativo. O objetivo é de reunir a equipe em um mesmo espaço, antes ocupado pela Escola do Legislativo no segundo andar, contribuindo para interação dos servidores que estavam separados em três espaços diferentes. O atendimento à imprensa e uma melhor reestruturação do espaço da TV Câmara permitirá que a informação chegue mais rápido às redes sociais e aos órgãos de comunicação, de uma forma geral. 

A Procuradoria Geral também sofrerá mudanças com a implantação de um espaço reservado para a realização de reuniões das Comissões Permanentes que, em breve, passarão a ser transmitidas pelas redes sociais e canais de comunicação da Câmara Municipal. “A população tem que saber qual o debate que se trava durante a tramitação dos projetos e não apenas no Plenário quando os projetos já estão com os pareceres assinados”, explicou o Presidente da Câmara, Eduardo Print Jr., que espera ampliar a democratização de acesso às informações da Câmara Municipal de Divinópolis.

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) também deve passar por um processo de reestruturação interna, ampliando o atendimento e facilitando o acesso da população a este importante órgão interno do Legislativo que realiza o trabalho social e prestação de serviço à comunidade.

Essas foram as primeiras mudanças realizadas pela presidência, que tem a intenção de garantir um serviço de qualidade, com otimização de tempo, economia e melhor redistribuição dos espaços.

Crédito foto de capa: Douglas Assis/CMD

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.