Câmara discute formação no audiovisual e planejamento estratégico da FIEMG
Foto: Sebastião Jacinto Júnior

A reunião destacou a importância de capacitar jovens para atender às demandas crescentes do mercado.

A Câmara da Indústria da Comunicação da FIEMG debateu temas como a formação de mão de obra e o planejamento estratégico da Federação durante reunião realizada nessa quinta-feira (26), no Centro Cultural SESIMinas, em Belo Horizonte. O encontro foi presidido por Rodrigo Fernandes, presidente do colegiado e do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindjori).

Planejamento

Ingrid Sybele, analista de comunicação corporativa da FIEMG, apresentou o planejamento estratégico da entidade para 2024/2025, destacando que ele foi construído com base no propósito da Federação: “Unir a força da indústria com o poder das ideias para capacitar, desenvolver e transformar.” Segundo ela, a gestão interna e a definição de diretrizes estratégicas são pilares fundamentais para a construção do legado da FIEMG.

Importância

Rodrigo Fernandes ressaltou a importância do tema: “Trouxemos esse assunto para que os integrantes da câmara e os convidados tenham conhecimento das iniciativas da FIEMG.”

Audiovisual em foco

Karla Bittar, gerente de Cultura do SESIMINAS, também participou do encontro, apresentando a Escola SENAI do Audiovisual. Segundo ela, a instituição oferece cursos em Belo Horizonte, Cataguases e Uberaba, visando atender às demandas de um mercado audiovisual em crescimento. “O objetivo é qualificar jovens para trabalhar em produções como filmes, vídeos publicitários, conteúdo para redes sociais e eventos artísticos”, destacou.

Demanda e qualificação

Kelerson Augusto, ex-aluno da Escola SENAI do Audiovisual, contou sobre sua experiência ao participar do curso e sua contratação pela produtora Mundo da Elétrica: “Há muita demanda no mercado, mas falta acesso à qualificação e ao emprego.”

Rodrigo Fernandes enfatizou o caráter inclusivo desse investimento no setor audiovisual e lembrou da importância de as empresas buscarem profissionais capacitados.