Vários laboratórios foram identificados; Prefeitura também suspeita que distribuidora seja responsável
A Câmara de Divinópolis deverá instaurar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a responsabilização pelas centenas de medicamentos descartadas no bairro Jardim Candidés. O membro da Comissão de Saúde, o vereador Renato Ferreira (PSDB) esteve no local na manhã desta quinta-feira (02) para acompanhar os trabalhos das polícias e Vigilância Sanitária.
No local, conhecido também como Complexo da Ferradura foram encontrados vários lotes de remédios com vencimento em 2019. Inicialmente, foram identificados diferentes laboratórios. Uma das suspeitas levantadas pela prefeitura de Divinópolis é de que se trate de carga roubada.
Também foi apontada como possibilidade, que o descarte tenha sido feito por alguma distribuidora de medicamentos. O recolhimento de lixo hospitalar, em Divinópolis, é de responsabilidade da Via Solo. Para a prestação do serviço é cobrada, das empresas privadas, R$10 pelo quilo.
O boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil irá apurar o caso. As prefeitura de Divinópolis e Carmo do Cajuru negam que sejam medicamentos das farmácias públicas.
A CPI deverá ser instaurada após o recesso parlamentar. A próxima reunião ordinária está prevista para 04 de fevereiro. Renato Ferreira antecipou que já foram colhidas algumas informações. Também foram feitos registros fotográficos.
A Secretaria de Saúde de Divinópolis fará o recolhimento e descarte correto do material encontrado.