Marina Assis
A caminhada contra o câncer de mama promovida pela Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste (Acccom) movimentou o centro de Divinópolis nesta quinta-feira (31). Mulheres vestidas de rosa e com balões em suas mãos distribuíram panfletos pelo centro da cidade na tentativa de conscientizar sobre a realização do exame preventivo.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 120 pessoas participaram da iniciativa. Durante a caminhada a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) acompanhou o trajeto fazendo a proteção das integrantes. O barulho da sirene, megafone e apitos tomaram conta das ruas e chamaram a atenção de todos os comerciantes e da população que circulava pelas ruas centrais onde a caminhada passava.
A passeata encerrou as comemorações do “Outubro Rosa”. Foi um mês de atividades para conscientizar a mulher sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama.
Dados
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2012 houve crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.
Segundo o Ministério da Saúde, anualmente surgem cerca de 50 mil casos de câncer de mama no país. Somente em 2011, houve 13.225 vítimas da doença. Na região Centro-Oeste, a Acccom registrou 2,3 mil casos de câncer de mama nos últimos dez anos, de 2002 a 2012.