A bordo de um caminhão-palco projetado especialmente para o projeto itinerante, o músico e poeta Sylvio Fragasegue com a Caravana Cultural Circuito Brasil chega a Divinópolis. A primeira fase do projeto já passou pelo interior de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Minas, a primeira parada foi em Juiz de Fora. Em Divinópolis, o caminhão estacionará na Praça da Catedral nesta quinta-feira (24).
A mostra de pinturas de Antônio Garcia Bento será aberta às 16 horas, e o show com o Sylvio Fraga Quinteto começará às 19 horas. A Oficina Musical será às 14 horas, na Escola Municipal de Música (Viaduto Doutor Waldemar Rausch 200). Em seguida a caravana segue para Sete Lagoas (26 de novembro), Uberlândia, (7 de dezembro), Uberaba (9 de dezembro) e Araxá (10 de dezembro).
No início do ano o compositor e poeta Sylvio Fraga lançou o CD “Cigarra no Trovão” e o livro “Cardume”. Projetos lançados, era hora de concretizar uma ideia desenvolvida em parceria com a produtora Rosa dos Ventos, criada como alternativa ao padrão de divulgação imposto para um artista tornar seu trabalho conhecido. Assim nasceu o Circuito Brasil.
“A ideia é levar a minha música pelo país, tocando em cima de um caminhão que vira palco. Junto com dos meus empresários, Alexandre Rosa e Cláudia Linhares, desenvolvemos o projeto mais amplo que é o Circuito Brasil, com seus outros aspectos: doação 50 de livros de poesia contemporânea, exposição de reproduções de pinturas e oficina de escuta com o meu Quinteto”, conta Sylvio Fraga.
Fruto de parcerias com universidades e prefeituras, todos eventos do Circuito Brasil são gratuitos e acontecem até dezembro.
“Estabelecer parcerias com as universidades foi a maneira que encontramos de chegar na cidade de forma mais orgânica, sem vínculos políticos e também de forma mais direta ao jovem, que tem por tradição ser mais curioso e predisposto ao novo”, comenta Alexandre Rosa, da Rosa dos Ventos.
Os livros serão doados em embalagem estante, projetada em madeira proveniente de reutilização. Sylvio Fraga cuidou pessoalmente da seleção dos títulos. São livros de autores em sua vasta maioria contemporâneos, como Paulo Henriques Britto, Ana Martins Marques, Armando Freitas Filho, Wally Salomão, Eucanaã Ferraz, Francisco Alvim, Carlito Azevedo, Laura Liuzzi, Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Ismar Tirelli Neto, Ferreira Gullar e do próprio Sylvio, entre outros.