Skip to main content

Campanha antirrábica começa em 10 de setembro

By 31/08/2022Saúde

Os primeiros animais a serem vacinados serão os da área urbana; Iniciativa passará por duas fases

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciará no dia 10 de setembro, a Campanha Antirrábica 2022 para cães e gatos, com idade acima de três meses. Os primeiros animais a serem vacinados serão os da área urbana, onde a campanha acontecerá em duas fases, sempre aos sábados, das 8h às 17h.

No domingo será a vez da zona rural. Ao elaborar o calendário, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), pelo Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), agrupou os bairros por data, para que todos pudessem levar os animais ao posto de vacinação mais próximo de casa.

A primeira etapa da área urbana acontecerá no dia 10 de setembro, nas regiões Oeste e Sudoeste. A vacinação antirrábica, na zona rural, acontecerá em única etapa, no domingo (11/9), das 8h às 12h.

A segunda etapa da vacinação na área urbana acontecerá no dia 17 de setembro, nas regiões Norte, Nordeste. Enquanto isso, a terceira etapa ocorrerá no dia 24 de setembro, nas regiões Central e Sudeste.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que afeta os mamíferos, incluídos os humanos, e caracteriza-se por uma encefalite progressiva aguda com desfecho fatal de aproximadamente 100%. A transmissão ao ser humano ocorre pela saliva de animais infectados, principalmente pela mordedura, e também pode ser transmitida por arranhadura e/ou lambedura.

Confira aqui a programação da vacinação