Entidades orientam consumidores sobre o consumo consciente; Bloqueio de calçadas é um dos problemas

Portal Centro-Oeste

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL), retomaram a Campanha do Comércio Legal iniciada no final de 2017. A Campanha alerta os consumidos sobre seus hábitos e suas consequências. As postagens nas redes sociais tendem a alcançar um número significativo de pessoas e disseminam a informação que se pretende divulgar: o comércio legal.
 
Para a presidente da CDL Divinópolis, Alexandra Galvão, os lojistas são prejudicados com o comércio ilegal.

“Sabemos dos altos encargos que os lojistas pagam para trabalhar dignamente e pelo respeito que sempre têm com seus clientes.”, afirma Alexandra.

A opção do consumidor por produto com preço mais baixo do que é praticado merece um alerta. Por trás dessa falsa vantagem, pode estar o contrabando de mercadorias e a falsificação, configurando crime tanto para quem vende como para quem compra.
 
Quando o comércio é legal, a empresa emite nota fiscal e dá provas de que ela paga os tributos de forma correta, gerando a confiança para os fornecedores e clientes de um negócio. De posse da nota fiscal, o consumidor tem o direito de exigir a substituição de um produto, no caso de defeito da mercadoria adquirida, restituição da quantia paga ou abatimento proporcional do preço.
 
Além do comportamento do consumidor, os lojistas também podem se engajar nesta Campanha na utilização correta do espaço público deixando calçadas desocupadas, sem expositores e sem caixas de som (prática inadequada de alguns lojistas para chamar a atenção do consumidor). As calçadas são para a mobilidade humana devendo ficar desimpedidas de qualquer objeto que impeça das pessoas de se chegar com facilidade aonde quiserem. O comércio só tem a ganhar se todos respeitarem o espaço urbano.

“A mobilidade humana tem sido discutida em várias partes do mundo em que se privilegia, primeiramente, a mobilidade urbana das pessoas. É preciso ter ações concretas para a harmonia entre seres humanos e o meio ambiente.”, salienta o presidente da Acid, Léo Gabriel.

Nesse sentido, há, também, a preocupação das entidades com a acessibilidade e conforto para os pedestres, devendo os ambulantes legais se instalarem em lugares autorizados.

A campanha da Acid e CDL Divinópolis tem o propósito de orientar o consumidor para a compra consciente fazendo suas compras em estabelecimentos legalizados. Corroborando com essa atitude, as entidades apoiam a fiscalização do comércio nas ruas junto à Prefeitura de Divinópolis. Por isso, orienta os consumidores a adquirirem somente produtos de lojas e comércios ambulantes que possuem alvará de funcionamento e localização e alvará da Vigilância Sanitária. Por meio da fiscalização, será possível garantir que apenas produtos fiscalizados e seguros para o consumo sejam comercializados nas ruas.