Cerimônia na ACID reconheceu alunos e escolas participantes da Campanha Todos Contra a Pedofilia 2026
A Associação Todos Contra a Pedofilia – TCP Brasil realizou, na manhã desta sexta-feira (7), a cerimônia de premiação do Concurso de Cartazes e Lettering da Campanha Todos Contra a Pedofilia 2026. O evento ocorreu na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (ACID).
A cerimônia reuniu estudantes, educadores, gestores escolares, autoridades e representantes das instituições parceiras. Durante o encontro, os participantes também destacaram o papel da educação na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
O concurso integrou as ações da campanha realizadas durante o primeiro semestre. Nesse período, estudantes das redes municipal e estadual e do Colégio Tiradentes da Polícia Militar participaram da iniciativa.
Além disso, por meio das produções, os alunos refletiram sobre a importância da prevenção e do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Confira os estudantes premiados
Escolas Municipais
Na categoria das Escolas Municipais, a Escola Municipal Dona Maria Rosa conquistou o primeiro lugar. Para a produção vencedora, os estudantes Samuel Cruz Teixeira, Thiago Silva de Oliveira, José Gabriel Beck de Lima, Heitor César da Silva e Daniel de Oliveira Bustamante desenvolveram o trabalho “Semáforo do Toque”.
Nesse processo, a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Amanda Cristina Silva Gomes, orientou o trabalho.
Em seguida, o segundo lugar ficou com a Escola Municipal Padre João Bruno. As estudantes Alice Paiva Nascimento, Marielly Fernanda Vieira Gomes de Freitas, Ana Luiza Alvim Vital, Maria Gabriela Araújo, Sara Vitória Beserra Barbosa e Yasmim Maria Nascimento Silva produziram o trabalho “Abuso deixa marcas”.
Já a aluna Aléxia Santos Braga, da Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira, conquistou o terceiro lugar com o trabalho “Pedofilia é Crime”.
Colégio Tiradentes da Polícia Militar
Além das escolas municipais, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Divinópolis também recebeu reconhecimento pela participação no concurso.
Entre os estudantes premiados, Júlia Maria Melo Betoni conquistou o primeiro lugar. Na sequência, Heitor Faleiro Andrade Nunes ficou com o segundo lugar, enquanto Bia Emanuelle de Fátima Soares alcançou a terceira colocação.
Escolas Estaduais
Por outro lado, entre as escolas estaduais, a competição ocorreu na modalidade Lettering. Nesse formato, Nicolly Emanuelly, da Escola Estadual Antônio da Costa Pereira, conquistou o primeiro lugar.
Segundo a organização, a estudante recebeu destaque após alcançar expressiva votação popular no Instagram da campanha.
Da mesma forma, Sofia Silveira Cota, da Escola Estadual Padre Matias Lobato, ficou com o segundo lugar, também por votação popular.
Por fim, Maria Eduarda Silva Pereira, também da Escola Estadual Padre Matias Lobato, conquistou o terceiro lugar. Nesse caso, a equipe de assessoria da campanha selecionou o trabalho.
Instituições também recebem homenagem
Além da premiação dos estudantes, a cerimônia também homenageou as instituições de ensino participantes. A Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis (SEMED), a Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis (SRE) e as escolas representadas receberam reconhecimento pela participação.
Dessa maneira, a premiação destacou o envolvimento das instituições na promoção de uma cultura de proteção à infância e à adolescência.
Durante a cerimônia, o Promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude de Divinópolis e Presidente de Honra da Associação Todos Contra a Pedofilia – TCP Brasil, Dr. Casé Fortes, conduziu a entrega das premiações. Além disso, ele idealizou a campanha.
Na ocasião, a Presidente Executiva da Associação Todos Contra a Pedofilia – TCP Brasil, Fabiana Amorim Costa, também participou da cerimônia. À frente da coordenação da campanha, ela articulou as parcerias que possibilitaram a realização do concurso.
Campanha reforça a proteção à infância
Ao longo da edição de 2026, a Associação Todos Contra a Pedofilia – TCP Brasil mantém ações de prevenção, educação e mobilização social.
Nesse sentido, a entidade agradeceu às instituições que apoiaram a iniciativa. Entre elas estão a SEMED, a SRE, a ACID, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Divinópolis, as escolas municipais e estaduais participantes, além dos parceiros Divigula e Sistema MPA de Comunicação.
Com o apoio dessas instituições, a campanha busca fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, pretende ampliar o debate sobre a prevenção e o combate à violência sexual.


