A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Serrana participa da Campanha Regional Contra Febre Aftosa incentivando pecuaristas do Município a vacinarem seus rebanhos contra o vírus. O objetivo garantir rebanhos saudáveis, além de carne e leite de qualidade na região.

 

A expectativa do IMA é de que mais de 370 mil pecuaristas vacinem cerca de 10,5 milhões de bovinos e bubalinos, com até 24 meses em todo o estado.

 

A compra da vacina poderá ser feita com CPF ou o Cartão de Identificação do IMA. Com a carta de Declaração preenchida e a Nota Fiscal da vacina, os proprietários têm o prazo de dez dias para procurarem o entregarem os documentos no escritório do IMA.

 

Para retirada da Carta de Declaração de Vacinação os proprietários devem procurar o escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), na sala A-9, no centro Administrativo. O documento também pode ser retirado com um veterinário de confiança ou pelo site www.ima.mg.gov.br.

 

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Serrana, Evandro Vilaça, afirma que a vacinação contra febre aftosa garante um rebanho sadio e produtos como carne e leite de qualidade.

 

“Queremos gados sem doenças, carne e leite com qualidade de exportação em nosso estado”. Vilaça ressalta ainda que outras doenças também devem ser evitadas. “É muito importante que os proprietários também se lembrem de vacinar os rebanhos contra brucelose”.

 

Vacinação

 

Segundo Villaça, a vacinação do rebanho pode ser feita por profissional veterinário ou pelos próprios pecuaristas, seguindo as seguintes recomendações do IMA:

 

1 – Reunir o gado nos horários mais frescos do dia;

2 – Transportar a vacina em caixa térmica com três partes de gelo para uma de vacina mantendo a temperatura entre 2 e 8 graus centigrados;

3 – Não vacinar animais doentes;

4 – O local da aplicação correta é na tábua do pescoço do animal por via subcutânea ou intramuscular;

5 – A seringa deve ser mantida na posição inclinada. O produtor que possuir animais de alto valor econômico deverá solicitar o acompanhamento do veterinário de sua confiança;

 

Para cada cabeça de gado não vacinada contra a Febre Aftosa, o proprietário pode pagar multa equivalente a R$195. Mais Informações no escritório do IMA 37 3226-9004.