Poliany Mota

 

O Cecon de Divinópolis também oferece cursos técnicos gratuitos pelo Pronatec (Foto: Divulgação/Assessoria)

O Cecon de Divinópolis também oferece cursos técnicos gratuitos pelo Pronatec (Foto: Divulgação/Assessoria)

Ter uma qualificação profissional se tornou requisito fundamental para conseguir uma boa vaga de emprego no mercado divinopolitano. Se antes apenas experiência na área bastava para um candidato se destacar sobre os demais, no cenário atual a exigência das empresas é maior, elas cobram dos candidatos mais aprimoramento nos setores de atuação.

 

“A cada momento que passa o mercado de trabalho fica mais exigente e isto está fazendo com que as pessoas estejam cada vez mais preparadas para essas mudanças, que ocorrem quase que diariamente. A qualificação profissional surge dessa forma, como uma ferramenta fundamental para as pessoas que almejam conquistar sucesso em sua carreira profissional, pois tem se tornado cada vez mais o grande diferencial no momento da seleção de candidatos a uma vaga de emprego”, explicou Évane Ferreira, Diretora Administrativa da agência de empregos RH Contrate.

 

Por causa dessa mudança de atitude no mercado de trabalho, o investimento em cursos profissionalizantes, tanto por parte de órgãos públicos como da própria população, aumenta constantemente. De acordo com a chefe de setor Aparecida de Almeida, os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma parceria entre a Prefeitura de Divinópolis e o Governo Federal, tiveram um aumento na procura significativo. “A procura pelos cursos do Pronatec está grande. Antes a gente tinha dificuldade para preencher as vagas, demorava muito para completar turma”, contou.

 

Até mesmo profissões como manicure e cabeleireiro, por exemplo, em que bastava saber executar o ofício para se trabalhar, entraram para a lista de atividades, nas quais é indispensável adquirir qualificações profissionais para conseguir se destacar no mercado.

 

“O curso mais procurado hoje é o de cabeleireiro. Normalmente, quem mais procura os cursos do Pronatec é quem está fora do mercado e as pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio, o pessoal está sentido que é importante ter qualificação profissional”, comentou Aparecida Almeida.

 

Segundo Évane Ferreira para conseguir uma vaga nas empresas, os candidatos devem ter no mínimo o Ensino Médio. Ela ainda orienta que quanto mais qualificadas, mais oportunidades as pessoas terão no mercado.

 

“Um bom processo seletivo é antes de tudo uma estratégia de negócio, uma escolha eficaz, significa um investimento na qualidade e na produtividade, uma garantia de bem estar organizacional e uma ação de responsabilidade humanitária e social, porque um candidato com perfil adequado ao cargo é potencialmente um funcionário e um ser humano mais feliz, pois afinal, não existe candidato bom ou ruim, existe sim, candidato adequado ao cargo e à sua organização”, explicou.

 

A diretora administrativa ainda apontou um déficit em relação a investimentos das empresas de Divinópolis na hora de contribuir para um aprimoramento da qualificação profissional de seus funcionários.

 

“As estratégias que as empresas usam (e muitas deveriam usar) para melhorar a produtividade incluem treinamento e valorização de pessoal, mas em Divinópolis infelizmente são poucas as empresas que fazem este investimento”, concluiu.

 

Cursos do Pronatec

 

A princípio a prioridade é beneficiar as pessoas que recebem o Bolsa Família, mas caso não sejam completadas as vagas, quem recebe até três salários mínimos por família e possuí o CadÚnico (Cadastro Único) pode se inscrever para os cursos. Para conseguir o CadÚnico os interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e realizar o cadastro da família.

 

“A gente percebe que a procura por quem recebe o Bolsa Família é menor, não porque eles não queiram se profissionalizar, mas porque muitos não tem escolaridade suficiente para fazer o curso. Muitas vezes até deseja fazer, mas é preciso ter no mínimo a 5ª série. Essa dificuldade já foi até discutida com o MEC”, contou Aparecida de Almeida.

 

O Pronatec está com pré-inscrições abertas para os três cursos, Costura Industrial, Auxiliar de Pessoal e Inglês Básico.