Marina Assis

 

A restauração segue até maio do próximo ano (Foto: Divulgação)

A restauração segue até maio do próximo ano (Foto: Divulgação)

A Capela Mor da Matriz de São Bento, em Itapecerica, aos poucos, ganha nova tonalidade. Os detalhes danificados pelo tempo estão sendo recuperados para resgatar um século de história. A restauração teve início em junho deste ano. 10 pessoas estão empenhadas para restaurar o arco do cruzeiro na porta do local e a pintura das paredes e do forro onde os elementos artísticos estão inseridos.

 

No forro há uma bela iconografia de São Bento, padroeiro da Paróquia. Nas paredes estão salmos que catequizam e evangelizam. No Arco do Cruzeiro, de um lado, está a história da imagem de São Bento e do outro lado sinais Eucarísticos. Tudo tem valor inegável além de ter um significado enorme para a Igreja.

 

Para que a restauração começasse foi realizada uma imunização na capela para reduzir a quantidade de cupins. Eles são os principais responsáveis pela danificação do monumento religioso.

 

“A igreja é patrimônio histórico e cultural da cidade, faz parte de nossas vidas e vê-la bem cuidada nos alegra. Todos nós estamos ansiosos porque queremos ela pronta e linda como sempre”, afirma a coordenadora de bens culturais da igreja, Miralice Maria Moreira.

 

A obra está orçada em R$ 529 mil. O projeto está aprovado pela Secretaria de Estado de Cultura e conta com o apoio da Lei de Incentivo e de empresas. A comunidade também colabora por meio de campanhas. A previsão é de a restauração ser concluída em maio do próximo ano.

 

Matriz

 

A construção da igreja teve início em 1825 em um estilo de transição do colonial para o barroco simples. Nos 87 anos que durou sua construção, já que foi dada como pronta e acabada em 1912, várias tendências arquitetônicas, deixaram suas marcas, embora tanto no exterior como no interior, percebe-se a predominância do barroco clássico.