Imagem: Corpo de Bombeiros / Redes Sociais

Cidade ficou sem energia elétrica por 20 horas; o fornecimento de água também foi interrompido por 48 horas

A Prefeitura de Carmo da Mata emitiu, no dia 24 de dezembro, um decreto que declara situação de emergência nível II devido aos estragos provocados pelas chuvas intensas que atingiram o município na noite de segunda-feira (23), a partir das 22h25. As chuvas causaram prejuízos materiais, afetando a infraestrutura, a comunicação e o abastecimento básico da cidade.

As chuvas resultaram na queda de várias árvores que atingiram a rede elétrica, levando à quebra de 15 postes de iluminação pública. A cidade ficou sem fornecimento de energia elétrica por 20 horas, causando perdas consideráveis ​​para os comerciantes locais.

Os bairros Bom Jesus e Cohab II foram os mais atingidos, com 64 casas invadidas por água e lama, deixando 106 pessoas desalojadas. O fornecimento de água também foi interrompido por 48 horas, afetando toda a população.

Conforme as informações do Corpo de Bombeiros, houve a queda de uma ponte que fazia a ligação com a Fazenda dos Coqueiros. Os militares atuaram no corte de árvores, resgates de pessoas ilhadas e vistoria em áreas alagadas para garantir a segurança da população.

Nas zonas rurais, quedas de árvores nas estradas deixaram as comunidades de Estrela e Bom Jardim completamente isoladas. Além disso, o sinal de celular foi interrompido, impactando a comunicação de aproximadamente 12.500 moradores.

Os ventos fortes destelharam diversas casas, embora o levantamento completo dos danos ainda esteja em andamento. Muros por toda a cidade desabaram, com as localizações específicas ainda sendo apuradas. Além disso, na quadra de esportes da cidade, o muro e o alambrado desabaram, e a lama tomou conta da grama sintética, inviabilizando o uso do espaço.

Sendo assim, a Prefeitura orienta que os moradores evitem transitar por áreas com árvores ou estruturas danificadas e mantenham contato com os órgãos de emergência para qualquer situação de risco. Dessa forma, a população deve acompanhar os canais oficiais para atualizações sobre a recuperação dos serviços e medidas de assistência.