
Prefeitura e Defesa Civil mapeiam pontos destinados ao ecoturismo para prevenir acidentes e melhorar a sinalização
Carmo do Cajuru está implementando uma importante ação para garantir mais segurança aos moradores e visitantes. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou o mapeamento dos principais pontos turísticos em áreas naturais do município.
A cidade se destaca pelas suas serras, montanhas, rios, lagos e cachoeiras, que atraem muitos adeptos do ecoturismo. No entanto, a falta de familiaridade com a vida natural pode representar riscos para quem visita essas áreas sem o devido conhecimento. O objetivo dessa iniciativa é proporcionar um ambiente mais seguro, reduzindo o número de ocorrências e prevenindo acidentes.
De acordo com o diretor da Defesa Civil Municipal, André Ferreira, a sinalização adequada será um dos principais recursos adotados.
“A sinalização de segurança ajudará a orientar as pessoas sobre os cuidados necessários, especialmente em locais de risco. Enquanto as sinalizações informativas trarão dados relevantes sobre o espaço, como acesso a serviços de emergência e informações turísticas importantes”, explicou.
- Aposta de Nova Serrana fatura quase R$ 60 mil na Mega-Sena
- Papa Francisco recebe alta após 38 dias internado e agradece fiéis em Roma
- Homem é preso com pistola e drogas em operação em MG
- Homem leva enxadada na cabeça e fica em estado grave em MG
- Vacina contra a gripe 2025: Campanha de vacinação começa em abril
Mapeamento turístico na Pedra do Calhau
A Pedra do Calhau, localizada na Barragem de Carmo do Cajuru, será o primeiro ponto mapeado devido ao alto número de ocorrências registradas na área. Segundo Ferreira, a sinalização nesse local visa alertar visitantes sobre os riscos e indicar rotas seguras, prevenindo acidentes e evitando que pessoas se percam.
“Sabemos que nossa cidade possui diversos pontos de grande potencial turístico e de lazer. Queremos garantir que a experiência de todos, moradores ou visitantes, seja a mais segura possível. O mapeamento dessas áreas visa também fortalecer a cultura de prevenção e cuidado. Assim, assegurando que os locais de lazer sejam mais acessíveis e bem sinalizados para todos os públicos, especialmente famílias e pessoas com mobilidade reduzida”, completou André.
A iniciativa de mapeamento turístico em Carmo do Cajuru reforça o compromisso do município com a segurança e a valorização de seus atrativos naturais, promovendo o turismo responsável e a preservação ambiental.