Carmo do Cajuru inicia obra de Casa de Passagem para cães resgatados

Carmo do CajuruMinas Gerais
Por -10/03/2026, às 09H25março 10th, 2026
Casa de Passagem cães Carmo do Cajuru
Foto: Divulgação/Prefeitura de Carmo do Cajuru

Carmo do Cajuru inicia construção de Casa de Passagem para cães resgatados. Projeto também prevê castração de animais ao longo de 2026.

O prefeito Vinícius Camargos anunciou o início das obras da Casa de Passagem para Cães em Carmo do Cajuru. O espaço funcionará como abrigo temporário para animais resgatados, abandonados ou em situação de risco, oferecendo acolhimento até que recebam um destino definitivo.

A iniciativa integra as políticas de proteção e bem-estar animal previstas no plano de governo da atual gestão municipal.

Espaço funcionará como abrigo temporário para animais

A nova estrutura servirá como um lar provisório para cães resgatados, que poderão permanecer no local até que sejam adotados, devolvidos aos tutores ou encaminhados para abrigos permanentes.

Conforme a prefeitura, o objetivo consiste em oferecer acolhimento adequado e atendimento básico aos animais, garantindo melhores condições enquanto aguardam um novo destino.

Projeto inspirado em iniciativa de Juatuba

O projeto desenvolvido em Carmo do Cajuru foi inspirado no modelo existente em Juatuba, conhecido como Animal Luz.

De acordo com o prefeito Vinícius Camargos, a equipe do município visitou a cidade para conhecer a experiência.

“Estivemos lá, juntamente com a Vigilância em Saúde, para conhecer a estrutura e o funcionamento e trazer, de fato, esse projeto para Cajuru”, destacou o prefeito.

Estrutura terá canil e atendimento veterinário

A Casa de Passagem para Cães está sendo construída próxima à Secretaria de Obras, no bairro Cidade Nova II, em Carmo do Cajuru.

O espaço contará com canil, sala de triagem e ambiente destinado ao atendimento veterinário, estrutura pensada para garantir acolhimento e acompanhamento adequado aos animais.

Segundo o prefeito, a iniciativa também reflete um compromisso assumido pela gestão municipal.

“A preocupação com a causa animal é um compromisso que temos com o cidadão cajuruense”, ressaltou Vinícius Camargos.

Município terá três etapas de castração em 2026

Além da construção do espaço, a prefeitura anunciou que Carmo do Cajuru realizará três etapas de castração de cães e gatos ao longo de 2026.

Conforme o órgão, as ações estão previstas para acontecer na segunda quinzena de abril, em julho e em novembro.

A iniciativa busca controlar a população de animais, reduzir o número de cães e gatos em situação de rua, bem como contribuir para a melhoria da saúde pública.

Para viabilizar as etapas de castração, o município contará com recursos destinados pelo deputado estadual Doorgal Andrada.