Foto: Divulgação

A Prefeitura de Divinópolis intensifica o combate ao mosquito Aedes aegypti com aplicação UBV Veicular, ou seja, a utilização do fumacê. A ação é realizada em regiões da cidade em que é verificada grande incidência de casos prováveis de dengue, de acordo com o Secretaria Municipal de Saude (Semusa).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O fumacê é utilizado para combater o mosquito já adulto e na avaliação das autoridades sanitárias é o último recurso na guerra travada contra o Aedes.

“Isto sinaliza que, mesmo com as orientações e visitas domiciliares, a população não tem feito o trabalho preventivo de forma adequada, ou seja, não tem eliminado de suas residências – onde estão mais de 90% dos criadouros – os objetos onde o mosquito possa se desenvolver”, explica a diretora de vigilância em saúde, Celina Pires.

O fumacê será aplicado nos bairros Serra Verde, Santa Rosa, Interlagos, Bom Pastor e Belvedere. Nestas localidades, quando o fumacê passar, a população deve manter portas e janelas abertas. Outra orientação importante é que a população não deve se aproximar do veículo fumacê durante a aplicação do inseticida.

Boletim

A Diretoria de Vigilância em Saúde acaba de atualizar o boletim de controle da dengue em Divinópolis. Até o momento foram registrados 2.451 casos prováveis de dengue. Número que tende a aumentar se considerar o período histórico do pico a doença que coincide como o início da segunda quinzena de abril.

Ambulatório

Já está sendo instalado no estacionamento da UPA Padre Roberto o ambulatório de assistência as pessoas com dengue. O espaço funcionará das 9h às 21h e terá a UPA como retaguarda para os casos de agravo. Ele será composto por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem e fará o tratamento dos doentes com hidratação venosa e oral. A previsão é que já comece a funcionar na próxima semana.