(Foto: Divulgação)

Ana Amélia Vieira

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Futuro,

Estamos começando 2015 e as notícias que temos não são as melhores. O ser humano anda mesquinho e egoísta. Pensa apenas no momento. Não imagina que as ações que ele pratica hoje, terão consequências maiores no futuro.

Conversando com o Passado, percebi que foi bem pouco o que realmente melhorou. Porém, tudo o que melhorou foi em benefício de alguns homens e em total prejuízo ao meio ambiente. Rios foram poluídos, a Mata Atlântica e outros biomas foram praticamente destruídos, com várias espécies de animais em extinção, tanto no Brasil como no resto do mundo. Principalmente nas ditas “potências mundiais”, que já não podem mais contar com os seus recursos naturais, pois estes praticamente deixaram de existir para atender as suas necessidades capitalistas.

Nós estamos no século 21, a “era da tecnologia”, que deveria ser usada em beneficio de toda a humanidade, mas o que temos são crianças alienadas por celulares e tablets, o que resultará em adolescentes e adultos que se deixaram alienar pelo tecnicismo, mídia e consumo de massa. Pessoas sem uma identidade, que levam a vida pelo lado do dinheiro, da vaidade e do momentismo.

Secas, desastres naturais, desigualdade social. Vivemos em um mundo, onde enquanto alguns são muito ricos, outros são extremamente pobres, vivendo em condições precárias, onde não tem nem mesmo o que comer.

Futuro, espero que tudo melhore quando você estiver entre nós. Tenho a esperança de um mundo melhor. Acredito que o ser humano tomará jeito. Seria mais simples se cada um tivesse a consciência do que faz e do que precisa fazer para se ter uma sociedade melhor.

Afinal, serão meus filhos e netos que estarão lendo essa carta. Quero que eles vivam em um mundo onde não exista a violência, onde as pessoas possam passear tranquilamente pelas ruas à noite, sem ter medo de serem assaltadas. Um mundo onde o dinheiro não é tudo e que os sonhos se tornem realidade. Quero, para mim, um mundo onde reina a gentileza, onde as pessoas saibam tratar bem umas as outras.  E que as guerras fiquem somente como história de um passado remoto.

Eu acredito na espécie humana. Penso que seres tão inteligentes cairão em si e verão o que é necessário para vivermos em um mundo melhor. Basta apenas esperar.

Muito obrigada pela atenção,

                                                                                                 Ana Amélia Vieira