Carteira de Trabalho Digital para crédito consignado entra em vigor

Economia
Por -21/03/2025, às 10H07março 21st, 2025
crédito consignado na carteira de trabalho digital
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Novo programa amplia acesso a empréstimos com juros mais baixos diretamente pelo aplicativo

Com a promessa de oferecer empréstimo mais acessível a cerca de 47 milhões de trabalhadores, o Programa Crédito do Trabalhador na Carteira de Trabalho Digital entra em vigor nesta sexta-feira (21/3). A iniciativa facilita o acesso ao crédito consignado para empregados da iniciativa privada com carteira assinada, incluindo domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI).

A grande novidade é que toda a operação será feita de forma digital, sem necessidade de deslocamento até um banco. O trabalhador poderá autorizar o compartilhamento de dados diretamente no aplicativo assim como no site da Carteira de Trabalho Digital, recebendo ofertas em até 24 horas. A partir de 25 de abril, os bancos também poderão oferecer o crédito consignado privado dentro de suas plataformas digitais.

Como funciona o crédito consignado na Carteira de Trabalho Digital?

O crédito consignado tem taxas de juros mais baixas porque o desconto das parcelas ocorre diretamente da folha de pagamento. Assim, reduzindo o risco de inadimplência. O trabalhador poderá comprometer até 35% do salário bruto, incluindo comissões e abonos.

Caso haja demissão, parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), bem como multa rescisória poderá ser utilizada para cobrir a dívida. Se o valor for insuficiente, os pagamentos serão, então, suspensos e retomados quando o trabalhador conseguir outro emprego CLT.

Quem pode solicitar o novo consignado na Carteira de Trabalho Digital?

Podem contratar o crédito consignado privado:

  • Trabalhadores com carteira assinada (CLT);
  • Empregados domésticos e rurais;
  • Funcionários contratados por microempreendedores individuais (MEI).

A consulta e contratação do empréstimo ocorrem exclusivamente pela Carteira de Trabalho Digital, sem necessidade de ir ao banco.

O crédito consignado privado já existia?

Sim, mas a modalidade era pouco acessível. Antes, apenas empresas que tinham convênio com bancos podiam oferecer esse crédito aos seus funcionários. Com o novo programa, mais de 80 instituições financeiras poderão operar a linha de crédito diretamente pelo eSocial, sistema que centraliza informações trabalhistas.

Com essa mudança, a expectativa do setor bancário é que o volume de crédito consignado privado ultrapasse R$ 120 bilhões em 2025. Isso, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O que muda para quem já tem um consignado?

Trabalhadores que já possuem um crédito consignado ativo poderão fazer a portabilidade para o novo modelo dentro do mesmo banco a partir de 25 de abril. Contudo, para trocar de banco, será necessário aguardar até 6 de junho.

A criação do Crédito do Trabalhador na Carteira de Trabalho Digital promete revolucionar o acesso ao crédito consignado, trazendo mais praticidade, transparência e concorrência para os trabalhadores brasileiros.

Com informações da Agência Brasil