Amanda Quintiliano

 

Nesta sexta-feira (02) o movimento foi mais tranquilo no período do almoço (Foto: Amanda Quintiliano)

Nesta sexta-feira (02) o movimento foi mais tranquilo no período do almoço (Foto: Amanda Quintiliano)

O prazo para alistamento, transferência e regularização da situação eleitoral termina no próximo dia 07 e quem não aproveitar este período, não poderá ir às urnas em outubro escolher os próximos representantes ao governo do estado, assembleia, presidência e congresso nacional. Neste final de semana os cartórios irão funcionar de 12h às 18h.

 

Alguns eleitores têm aproveitados os feriados e fins de semana para irem até os cartórios. Só na última quinta-feira cerca de 90 pessoas procuraram as unidades para se regularizarem antes do fechamento do cadastro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As linhas do Disque-Eleitor (148) também estão mais ocupadas. Só neste feriado de quinta-feira foram quase 900 ligações de várias partes do estado.

 

Eleitores

 

Devem tirar o título este ano quem completou 18 anos ou irá completar até outubro. Aqueles com mais de 16 anos ou irão completa-los até o dia da eleição também podem se alistar, mas tem o voto facultativo.

 

O mesmo prazo vale para quem quer pedir transferência de domicílio, ou aqueles eleitores portadores de necessidades especiais que queiram votar em uma seção de fácil acesso e para os eleitores que precisem regularizar a sua situação devem ficar atentos. A expectativa da justiça eleitoral é de um aumento de aproximadamente 3% no quadro de eleitorado de Divinópolis.

 

Documentação

 

Para fazer o alistamento eleitoral, os documentos necessários são: documento de identidade original com foto (não serão aceitos carteira de habilitação e passaporte), comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar. Já para pedir a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor deve procurar o cartório de sua nova residência portando o título, se ainda o possuir, um documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos.